Permanece até domingo, 26, no Jardim Público de Rio Claro, em frente o coreto, a exposição fotográfica e de reprodução de jornais da época para lembrar os 30 anos da mobilização nacional por eleições diretas para presidente no Brasil.
A mostra foi aberta no sábado, 18 de janeiro, quando se comemorou também o histórico comício realizado em Rio Claro, em 1984, que reuniu 3.000 rio-clarenses na Rua 3, em frente o Jardim Público, exigindo “Diretas Já” para presidente.
A exposição é organizada pelo Departamento Municipal de Comunicação, reavendo do passado imagens que mostram ângulos do comício realizado em Rio Claro naquele célebre 18 de janeiro, e da memorável noite, uma semana depois, em que centenas de milhares de paulistas tomaram a Praça da Sé, na capital, para presentear a democracia com uma das mais fortes e vibrantes manifestações da rejeição do povo à ditadura militar.
No palanque do ato realizado em Rio Claro posicionaram-se grandes nomes da luta democrática, como o Doutor Ulysses [Guimarães], que fez um discurso emocionante.
Boa parte das fotos utilizadas na exposição pertence ao acervo pessoal da jornalista Marcela Pires de Oliveira, filha de José Marcos Pires de Oliveira (já falecido), membro do MDB e um dos fundadores do PMDB de Rio Claro, no qual tinha a ficha de filiação nº 01.