Os 30 anos da mobilização nacional por eleições diretas para presidente no Brasil serão relembrados pela prefeitura de Rio Claro com uma exposição fotográfica que mostra um pouco da participação da cidade no movimento que ficou conhecido como Diretas Já. A mostra será aberta neste sábado, 18, às 10 horas, no Jardim Público, de frente para a Rua 3, proximidades do coreto. E poderá ser visitada, diariamente, durante os próximos dias, inclusive, à noite.
Organizada pelo Departamento Municipal de Comunicação, a exposição traz reproduções de fotos e de conteúdos de jornais locais da época que abordaram alguns momentos da histórica campanha. As imagens mostram ângulos do comício realizado em Rio Claro na noite de 18 de janeiro de 1984 e do comício da Praça da Sé, realizado uma semana depois em São Paulo.
“Nos dois eventos a cidade esteve presente de forma marcante”, relembra o prefeito Du Altimari, que na época já era integrante do PMDB e participava dos movimentos políticos e sociais. “Fizemos o comício em frente o Jardim Público, na Rua 3 com a Avenida 1, com mais de três mil pessoas. No palanque, grandes nomes da luta democrática, como o Doutor Ulysses [Guimarães], que fez um discurso emocionante”. Altimari destaca que a companheira inseparável de Ulysses, Dona Mora, também compareceu ao ato em Rio Claro. “Ela era reservada, discreta, mas fez questão de vir à cidade junto com o Doutor Ulysses e ficar ao lado dele no palanque”, relata.
“Na semana seguinte”, conta Altimari, “fomos a São Paulo de trem, de ônibus fretado, como podíamos, carregando faixas, cartazes, numa caravana que representava os anseios de todo o povo desta cidade”. O comício na Praça da Sé reuniu mais de 300 mil pessoas e só viria a ser superado algumas semanas depois, em abril de 1984, na grande mobilização realizada no Vale do Anhangabaú, também na capital do estado, com a presença de quase dois milhões de paulistas. “Rio Claro deixou seu nome marcado na campanha pelas Diretas Já, fomos protagonistas desta importantíssima página da história brasileira”, afirma o prefeito.
Lincoln Magalhães, à época prefeito de Rio Claro, confirma que Rio Claro teve papel relevante na campanha pelas Diretas. “Além do Dr. Ulysses, trouxemos grande lideranças políticas da região para a nossa cidade, fazendo daquele memorável comício um ato de enorme simbolismo para o movimento”. Ele ratifica sua avaliação dizendo que, por conta desse engajamento dos rio-clarenses à campanha, foi convidado a fazer palestras sobre o movimento na Paraíba, Espírito Santo, Pernambuco e Ceará. “Nossa participação se tornou uma referência de conduta cívica e política”, argumenta o ex-prefeito.
Grande parte das fotos utilizadas na exposição pertence ao acervo pessoal da jornalista Marcela Pires de Oliveira, filha de José Marcos Pires de Oliveira (já falecido), membro do MDB e um dos fundadores do PMDB de Rio Claro, no qual tinha a ficha de filiação 01. “Aquele período ficou gravado na memória de todos os brasileiros, na nossa em especial. A campanha contagiou a todos nós, que nos unimos em Rio Claro para engrossar a grande aspiração nacional, à época, de retomar o direito de eleger um Presidente da República”, afirma.