Uma das orientações é para que os plásticos que envolvem os vasos de flores seja retirados.
Nesta sexta-feira (2), Dia de Finados, 14 agentes do Centro de Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde estarão das 8 às 17 horas nos cemitérios de Rio Claro orientando os visitantes sobre a importância de evitar que objetos como embalagens plásticas de flores e vasos de plantas acumulem água das chuvas, e se tornem criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya.
Dos 14 agentes, seis estarão no Cemitério de São João Batista, que tem maior movimento no Finados e recebe cerca de 40 mil visitantes na data. Outros seis estarão no Cemitério das Palmeiras e dois no Cemitério Evangélico.
De acordo com a chefe do Núcleo de Endemias, Maria Júlia Guanieri Baptista, por serem pontos estratégicos, devido ao ambiente propício para a proliferação do mosquito, a atenção nos cemitérios precisa ser redobrada por conta da grande circulação de pessoas no dia de Finados.
Um dos alertas que a prefeitura faz àqueles que forem ao cemitério prestar homenagens no dia Finados é para que tirem as embalagens dos vasos que forem deixados nos túmulos, para não transformar os recipientes em criadouros do mosquito transmissor da dengue. Descartar objetos e outros tipos de embalagens dentro do cemitério da maneira correta também ajuda a reduzir os riscos de multiplicação do Aedes aegypti.