O prefeito Du Altimari programa para o dia do aniversário da cidade, 24 de junho, um momento especial para os rio-clarenses, que serão convidados a comparecer à Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade (Feena) naquela data. Na sexta-feira, 16, Altimari visitou a área junto com o gestor da Feena, pela prefeitura, engenheiro agrônomo José Luiz Timoni e percorreu alguns pontos da floresta em companhia do pesquisador científico e gestor da unidade pela Fundação Florestal, Sérgio Ricardo Christofoletti, mais o agrônomo Gabriel Castellano, a arquiteta Jessie Palma e Rodrigo Campanha, este gerente de conservação ambiental do Interior, ligado à Secretaria de Estado de Meio Ambiente.
Em vigor desde o ano passado, o convênio de co-gestão da Floresta Estadual, assinado entre o município e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, abriu horizontes para a realização de ações conjugadas das duas esferas de governo. O objetivo é assegurar a manutenção de toda a área, do patrimônio arquitetônico lá existente e do fomento ao turismo ecológico, inclusive apostando na pesquisa científica, que terá como parceiras as instituições de ensino superior da cidade, notadamente a Unesp e da região, casos, por exemplo, da Unimep e da Uniararas.
Um dos principais obstáculos à ação de recuperar e manter a área é a mão-de-obra disponível, já que o território da floresta, com mais de 2.230 hectares, é um desafio para seus gestores. Criado há mais de um século, em 1909, o então Horto Florestal conta com o Museu do Eucalipto (1916), que reúne a maior variedade de espécies do país, mais um legado de seu criador, Edmundo Navarro de Andrade, que residiu naquela reserva. Na sexta-feira, Altimari solicitou que a Fundação Florestal invista na contratação de uma equipe que possa ser compatível com as necessidades do projeto que se pretende ver concretizado. De parte da prefeitura, o município acaba de criar, por lei, um departamento específico na estrutura da Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento e Meio Ambiente para atuar na execução do convênio firmado com o governo estadual. “Estamos nos organizando, é um começo difícil, mas já evoluímos nesta caminhada”, afirma o prefeito.
Comprovadamente, a Floresta Estadual teve seu aspecto geral melhorado nos últimos meses. O acesso principal, por exemplo, pela Avenida Navarro de Andrade, recebeu intervenções, com canteiros e limpeza de áreas laterais. No interior da floresta, a limpeza e a conservação das áreas gramadas, instalação de bancos de madeira e a segurança do local também confirmam os cuidados que a reserva vem recebendo. Altimari, contudo, já determinou a recuperação de canteiros laterais à rampa que dá acesso à entrada do casarão onde residiu a família Navarro e a pintura de algumas construções existentes. Vários outros projetos, que objetivam a utilização cada vez mais freqüente daquela área estarão sendo discutidos nas próximas semanas e poderão ser implantados até meados de junho.