A parceria entre Fundação Florestal e Prefeitura de Rio Claro, em vigor desde o convênio celebrado em 2009, acaba de incorporar mais uma melhoria nas instalações físicas da Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade (Feena). O auditório de eventos daquele espaço, que já recebera 90 cadeiras de madeira para acomodar público e visitantes que participam de palestras, seminários e outros eventos no local, incorporou agora, no início desta semana, um palco apropriado para essas realizações. A instalação conta com rampa de acesso para pessoas com necessidades especiais.
A estrutura foi executada com madeira aproveitada das inúmeras árvores (eucalipto citriodora) daquela reserva. O palco tem a mesma largura do auditório, cerca de nove metros, e avança 2,5 metros no sentido do comprimento daquela instalação. A estrutura já está montada e pronta para receber os próximos eventos a serem promovidos na Floresta Estadual.
Com mais essa melhoria, a Feena terá melhores condições de abrigar, com conforto, o público que costuma prestigiar a programação cultural, científica e ambiental idealizada pelos gestores da área. Vale frisar que após o convênio celebrado com a esfera estadual de governo, o município criou uma diretoria específica no organograma da Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento e Meio Ambiente (Sepladema) para viabilizar o manejo da reserva. A Feena é uma das mais importantes reservas do estado de São Paulo, com sua história intimamente associada ao advento da ferrovia e à identidade rio-clarense.
Para o prefeito Du Altimari, que vem destacando, nas últimas semanas, a recuperação do Ribeirão Claro, que passa pela floresta estadual e agora está livre de esgotos, a área verde “vem cumprindo seu ideal, resgatando seu passado, sua importância para o meio ambiente e para a história paulista”.