Dentro da programação em comemoração ao Dia Mundial da Água foi lançado nesta terça-feira, 22, o guia institucional da Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade (FEENA). O folder é direcionado aos visitantes e traz informações sobre os patrimônios históricos, trilhas ecológicas, a história do horto florestal, mapa com a localização, horário de funcionamento, site e telefone de contato e orientações importantes aos visitantes.
O lançamento foi realizado no auditório da floresta. A mesa de autoridades foi composta pelo prefeito Du Altimari, pela vereadora Raquel Picelli, pelo diretor da Foz do Brasil, Sandro Strolek, o diretor executivo da Fundação Florestal, José Wagner Neto e o diretor administrativo, José Carlos Gerassi e José Luz Timoni, responsável pela diretoria municipal de manejo florestal. Participaram também da mesa o superintendente do Daae, Geraldo Gonçalves Pereira e Milton Hussni Machado Luz, secretário municipal de Planejamento, Desenvolvimento e Meio Ambiente.
Em sua explanação, que antecedeu o lançamento do folder, o prefeito elogiou o trabalho realizado nos últimos dois anos pelas secretarias municipais, em conjunto com os técnicos da FEENA para a recuperação do prédio onde funciona o auditório da floresta. Altimari destacou as ações que colocaram Rio Claro entre as 20 metrópoles do futuro, de acordo com a revista Veja. “A nossa administração é muito preocupada com o meio ambiente. Um dos eixos do governo é o desenvolvimento sustentável”, lembrou o prefeito.
Altimari citou algumas propostas que estão sendo discutidas tecnicamente como a criação do Jardim Botânico e do Orquidário Municipal na área da floresta.
Para o diretor José Wagner Neto, o município de Rio Claro tem o privilégio de ter uma floresta estadual praticamente dentro da área urbana. Ele também destacou os avanços conquistados nos últimos anos com a co-gestão com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente. “A partir desse convênio estamos transformando a floresta num símbolo do desenvolvimento sustentável”, finalizou.