MENU

accessible_forward Acessibilidade
28 de junho de 2010 Sem categoria

Floresta recebe técnicos da ESALQ para melhoramento genético de sementes

Floresta Estadual é foco de várias ações da Prefeitura de Rio Claro

Técnicos do Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais (IPEF), da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ), de Piracicaba, visitam a Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade nesta terça-feira, 29. Eles serão recebidos pelo diretor de manejo daquela reserva, José Luiz Timoni.

A presença dos técnicos di IPEF/ ESALQ se deve ao fato de que há interesse das partes – prefeitura, Floresta Estadual e o instituto piracicabano – de virem a firmar convênio, possivelmente nas próximas semanas, visando um programa de seleção de matrizes para melhoramento genético de sementes.

Em princípio, o projeto denominado Banco de Germoplasma será aplicado no melhoramento genético das sementes de eucalipto da Floresta Estadual, que também já anuncia a reativação de seu viveiro de mudas. “Mas, no decorrer das conversações pretendemos também incluir o melhoramento genético das sementes de árvores nativas da nossa região”, explica Timoni.

Desde o ano passado, com o convênio de co-gestão da Floresta assinado pela prefeitura de Rio Claro e o governo estadual, vem se verificando uma série de ações neste aspecto. O propósito é aproveitar ao máximo as potencialidades daquele reserva para o eco-turismo, sem deixar de lado a importância da área para a pesquisa. 

Neste sentido, a prefeitura criou, recentemente, uma diretoria de manejo, que está vinculada à Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento e Meio Ambiente (Sepladema), cuja função é garantir a sustentabilidade da Floresta. Há quase dois meses, município e Estado também assinaram termos de cessão de uso de imóveis, autorizando que a Associação Amigos do Horto e a Federação Paulista de Mountain Bike (FPMTB) instalem suas sedes no local.

Na segunda quinzena de julho, a propósito, a prefeitura de Rio Claro estará organizando uma programação de vários dias para colocar a Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade, novamente, em evidência.

Skip to content