O Fórum de Economia Solidária de Rio Claro e Região realiza reunião mensal nesta quinta-feira, 16, das 13h30 às 16h30, no auditório anexo ao refeitório do Núcleo Administrativo Municipal (NAM). A reunião deste mês tem como objetivo principal montar grupos de trabalho para a mobilização dos Empreendimentos Econômicos Solidários e organização da I Feira de Economia Solidária do Município. Mais de 50 pessoas, dentre elas empreendedores e artesãos, participaram das últimas reuniões.
A perspectiva para a reunião desta quinta-feira é receber um número ainda maior de interessados. A reunião terá início com uma apresentação cultural, exposição dos trabalhos desenvolvidos nos encontros anteriores e informes gerais sobre economia solidária.
O administrador Leonel de Arruda, que participou do grupo de fomento nas últimas reuniões, disse que é fundamental que pessoas envolvidas em economia solidária se reúnam. “Nadamos contra a corrente, que é o mercado, e sobra pouco espaço para a economia solidária. Estando juntos nos fortalecemos”, comentou.
Já a integrante do grupo de empreendores, a culinarista Ângela Gonzaga, declarou esperar 30 anos por um evento como esse. “Acredito que dessa vez, com mais pessoas envolvidas, consigamos que saia do papel e das reuniões para a ação”, completou.
“O Fórum está crescendo cada vez mais, tanto em número de adesões quanto em conteúdo. Já escolhemos os coordenadores provisórios e discutimos temas relevantes para a integração dos grupos de trabalho, de acordo com a cadeia produtiva em que atuam”, diz a coordenadora do Programa de Economia Solidária, Marta Ceccato.
Segundo Marta, os próximos passos do Fórum é detectar quais os empreendimentos que participarão da I Feira de Economia Solidária do Município, o local onde será realizada e a organização do Evento.