O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo aprovou na última terça-feira, 23, as contas da Prefeitura de Rio Claro referentes ao ano de 2010. Com a decisão unânime do colegiado pela aprovação o governo municipal, recém-reeleito para novo mandato de quatro anos, que se iniciará em janeiro próximo, acumula agora duas prestações de contas (2009 e 2010) aprovadas pelo TC. “Há méritos nisso, sem dúvida, tanto da nossa equipe financeira e jurídica, como dos nossos planejadores e secretarias, que se empenharam para garantir uma administração séria e transparente”, avaliou o prefeito Du Altimari.
Ainda de acordo com o Prefeito, a aprovação das contas de 2010 deve ser vista à luz de uma realidade que não é comum em muitos outros municípios paulistas e brasileiros. “Aqui, diferentemente do que ocorreu em outras cidades nesses quatro últimos anos, o montante de investimentos aplicado na infraestrutura urbana foi histórico, consubstanciando obras de médio e grande porte que têm inegável repercussão na qualidade de vida da população e no desenvolvimento do município”, observou. “Além disso”, destacou, “é notório que o gestor público, cujas ações devem ser necessariamente balizadas pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), encontre dificuldades naturais nessa adequação, em especial quando se vê, como ocorreu e vem ocorrendo conosco, na contingência de tocar grandes obras, que envolvem o gerenciamento responsável de milhões em recursos públicos”.
Altimari avalia, então, que o governo local cumpre seus compromissos e honra seus princípios, embasados na transparência dos atos públicos e respeito ao munícipe. “É gratificante ter nossas contas de 2010 aprovadas pelo TC, é como conferir à população de Rio Claro uma certificação de boa conduta administrativa, de gestão eficiente e ética”, acrescentou.