Quatro escolas municipais que se localizam nas imediações das obras do anel viário de Rio Claro, na região dos bairros Bela Vista e São Miguel, participaram da gincana ecológica “Amigos do Meio Ambiente” na terça-feira (10), no Centro Comunitário Oreste Armando Giovanni. A atividade foi organizada pela Prefeitura, por meio do setor de Projetos Sociais da Secretaria Municipal de Ação Social, dentro do Programa de Trabalho Técnico Social (PTTS) que acompanha as obras, em parceria com as secretarias de Educação e de Planejamento, Desenvolvimento e Meio Ambiente.
O objetivo da gincana foi ampliar o conhecimento dos estudantes e da comunidade em geral sobre as obras de pavimentação do anel viário, em região que também abrigará o novo fórum do município. O evento também alertou sobre a importância da comunidade evitar os problemas ambientais decorrentes de lixo e sujeira jogados indevidamente naquelas imediações, além da necessidade de manter a região – e toda a cidade – sempre limpa. As ações de conscientização, como a gincana que aconteceu na terça-feira, são exigências do Governo Federal, que destina recursos par a obra.
Para Adriana Altéia, coordenadora do setor de Projetos, é importante conscientizar as crianças desde cedo. “Quando educamos os jovens sobre as questões ambientais, ajudamos a criar cidadãos mais comprometidos como meio ambiente”.
Yasmin Favaro (10) disse que a gincana foi muito instrutiva e comentou sobre a importância da educação ambiental. “Não podemos jogar lixo em qualquer lugar para não corrermos o risco de entupir os bueiros e poluir os rios”, afirma.
A gincana foi realizada com a participação de 40 alunos das escolas municipais Professor Elpídio Mina,Professor Ephraim Ribeiro dos Santos, Professor Sylvio de Araujo e Jovelina Morateli. As crianças e adolescentes mostraram o que é trabalhado em sala de aula por meio de apresentações teatrais e também fizeram prova com perguntas e respostas sobre o meio ambiente.
Todas as equipes trouxeram dicas de como solucionar os problemas ambientais a partir de gestos simples como não jogar lixo em locais inadequados. Foi discutida também a importância de separar o lixo corretamente, classificando-o como Orgânico, Metal, Plástico, Papel e Vidro, e praticar a reciclagem.
Os trabalhos apresentados pelos jovens na gincana foram avaliados por jurados das secretarias municipais envolvidas e conhecerão o resultado na próxima sexta-feira (13) às 19h30 no auditório do Núcleo Administrativo Municipal (NAM), localizado na Rua 6 nº 3.265 – Alto do Santana. Todos