Cento e dezessete municípios paulistas recebem nessa sexta-feira (12) a partir das 10 horas retroescavadeiras entregues pelo governo federal. Rio Claro é o município escolhido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário para sediar o evento que acontece na avenida 3-A entre as avenidas 50-A e 80-A no Jardim América, onde foram realizados os desfiles de carnaval deste ano.
Serão beneficiados municípios com até 50 mil habitantes. “Este evento aqui promovido pelo governo federal demonstra a relevância de Rio Claro para o Ministério do Desenvolvimento Agrário e será mais uma divulgação do nome do nosso município”, comenta o prefeito Du Altimari. “Por isso vemos como muito positiva a escolha da cidade de Rio Claro para recepcionar as cidades menores da região nessa importante iniciava federal”, comenta o prefeito Du Altimari.
Desde a semana passada a prefeitura prepara o canteiro central da rua 3-A para a realização do evento.
Essa etapa da entrega de retroescavadeiras faz parte da distribuição de equipamentos para 3.591 municípios, conforme anúncio feito pela presidenta Dilma Roussef em maio do ano passado. O critério estabelecido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário foca o benefício em cidades com menos de 50 mil habitantes que não pertencem a regiões metropolitanas.
Trata-se de um programa concebido para ajudar na qualidade das estradas rurais visando melhorar o dia a dia dos pequenos produtores, facilitando o escoamento da produção nos municípios onde a produção agrícola é essencialmente proveniente da agricultura familiar.
A medida integra as ações da segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). Os municípios beneficiados com estes equipamentos que serão entregues em Rio Claro começaram a ser selecionados em junho de 2012. Além de retroescavaderias, a iniciativa do governo federal também inclui a entrega de motoniveladoras.