Duas equipes de handebol de Rio Claro, das categorias infantil (13 e 14 anos) e cadete (15 e 16) estarão participando, de 26 a 29 deste mês, em Atibaia, do evento Atibaia Handball Cup, torneio que reúne os melhores elencos do País na modalidade. Os garotos foram selecionados entre os mais de 300 praticantes, meninas e meninas, do projeto de handebol desenvolvido pela Secretaria Municipal de Esportes (Seme), mantido com 19 turmas em oito pólos espalhados pela cidade. O técnico da equipe é Gustavo Michelin, que demonstra confiança na qualidade técnica do elenco. “Serão jogos difíceis, mas isto também é motivador para nossos atletas”, avalia.
O torneio, que terá a presença de times renomados, como o Pinheiros, Metodista/São Bernardo, Hebraica, Rio de Janeiro e Corinthians, entre outros, terá a participação rio-clarense em razão do desempenho das equipes infantil (campeã) e cadete (3ª colocada) no campeonato paulista de 2015. “Fomos convidados por nossa participação no Paulista, o que dará a oportunidade para esses garotos de participarem de uma competição de nível muito elevado, quem sabe se destacando durante as partidas e ampliando as chances de seguirem carreira profissional no futuro”, explica o secretário Sérgio Luiz Costa Ferreira.
Os meninos do handebol que estarão em Atibaia, bem como todos os outros inscritos no projeto handebol da Secretaria de Esportes, estudam em escolas públicas e residem em bairros distantes da região central. “A atividade esportiva para eles é fundamental, pois incentiva a socialização, reforça o compromisso de cada um com o grupo, melhora a disciplina e proporciona autoconfiança e auto-estima”, avalia Domingos Colpas Pereira, voluntário do projeto na quadra do Jardim Panorama, que se dedica a essas atividades há muitos anos, sempre em conjunto com a esposa Adriana. Funcionário da Whirlpool desde o início da década de 1990, Mingo, como é conhecido pelos alunos e pela comunidade, confirma que sempre se sentiu bem e recompensado por optar pelo trabalho voluntário.
A maior parte dos garotos que estará entrando em quadra já na quinta-feira, 26, em Atibaia, reside na região do Panorama. Os demais vêm dos outros sete pólos do handebol em atividade no município. Todos participam com o objetivo de aprimorarem suas qualidades esportivas. “Mas certamente conseguem mais do que isto, pois no handebol encontram novos amigos e novas oportunidades de ampliarem seus espaços como cidadãos”, observa o diretor da Seme, Alexandre Colagrai.