Evento deverá receber representantes de 27 cidades da região no Centro Cultural Roberto Palmari
A Prefeitura Municipal de Rio Claro, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), em parceria com a Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social de Piracicaba (DRADS), realizam o I Fórum Regional – Pessoas em Situação de Rua nesta terça-feira, 5, das 8 às 17 horas, no Centro Cultural Roberto Palmari.
Vinculado à Secretaria Municipal de Ação Social o CREAS tem por objetivo, neste evento, promover subsídios técnicos para desenvolver o Serviço Especializado em Aproximação Social dos CREAS nos 27 municípios da região da DRADS de Piracicaba.
“É importante mostrarmos o trabalho que é desenvolvido pelo CREAS de Rio Claro visando o resgate de pessoas em situação de rua, assim como é importante discutirmos o tema com outras cidades para que possamos falar a mesma linguagem, em benefício dessas pessoas”, diz a secretária Municipal de Ação Social, Luci Helena Wendel Ferreira.
O Fórum é voltado às instituições, ONGs, igrejas, equipes dos CREAS sob jurisdição da regional de Piracicaba e à comunidade em geral. Tem, ainda, outros objetivos, como o de estabelecer uma linguagem comum entre os serviços e instituições da região para solidificar o serviço realizado pela Equipe do Serviço Especializado em Aproximação Social de Rio Claro e do CREAS POP de Piracicaba.
Participam do evento os municípios de Águas de São Pedro, Analândia, Araras, Brotas, Capivari, Charqueada, Conchal, Cordeirópolis, Corumbataí, Elias Fausto, Ipeúna, Iracemápolis, Itirapina, Leme, Limeira, Mombuca, Piracicaba, Pirassununga, Rafard, Rio Claro, Rio das Pedras, Saltinho, Santa Cruz da Conceição, Santa Gertrudes, Santa Maria da Serra, São Pedro e Torrinha.
No período da manhã a cientista social Gabriela Schreiner ministrará a palestra “População em situação de rua: conceitos e leis”. No período da tarde a palestra fica por conta do ex-morador de rua e coordenador do Movimento Nacional de População de Rua, Anderson Lopes Miranda, com o tema “História de Vida, Movimento Nacional de População de Rua e Políticas Públicas”.
Ainda na programação, haverá apresentações culturais com Carlos Alberto de Oliveira e grupo Balaio de Paiá e com a equipe de Serviços Especializados em Aproximação Social (SEAS) de Rio Claro, bem como a apresentação da equipe do CREAS POP de Piracicaba.