MENU

accessible_forward Acessibilidade
15 de setembro de 2010 Sem categoria

I Seminário Floresta e Água começa dia 21 em Rio Claro

 A Fundação Florestal e a prefeitura de Rio Claro realizarão de 21 a 24 deste mês o I Seminário Floresta e Água. Os três primeiros dias serão reservados às palestras e debates, enquanto o dia 24 será dedicado ao Curso de Recuperação de Nascentes, com 150 vagas ofertadas gratuitamente aos interessados. Toda a programação será desenvolvida no Auditório da Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade (FEENA).

A abertura está marcada para as 8h30 da terça-feira, 21, com as formalidades de praxe. O prefeito Du Altimari será o anfitrião dos convidados, entre os quais o secretário estadual do Meio Ambiente, Pedro Ubiratan Escorel de Azevedo, que já confirmou presença, bem como a direção executiva da Fundação Florestal. Após os discursos, as autoridades participarão de um ato em homenagem ao Dia da Árvore, realizando o plantio de mudas e seguirão, então, para visita às instalações da FEENA, incluindo museu, solar, arboreto e coleções.

Os temas das palestras começam a ser discutidos já na terça-feira, 21, a partir das 13h30, com abordagem da “Gestão de Recursos Hídricos em Rio Claro”, a cargo do palestrante Cláudio Antonio Di Mauro, ex-prefeito do município e professor da Universidade Federal de Uberlândia (MG).

Na quarta-feira, 22, às 8h30, as atenções dos participantes recairão sobre o tema “Melhoramento Genético e Banco de Germoplasma na FEENA”, que será explorado pelo pesquisador Mário Ferreira, do Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais (IPEF). No período da tarde, às 13h30, Magda Adelaide Lombardo, do IGCE/Unesp discorrerá sobre “Metodologia para Inventariar Emissão de CO2 e Formas de Absorção”.

“Jardins Botânicos do Brasil” é o tema da primeira palestra do dia 24, às 8h30, cabendo seu desenvolvimento ao pesquisador Luiz Mauro Barbosa, do Jardim Botânico de São Paulo. O Ciclo de debates será encerrado no período da tarde, com a análise da “Importância da Participação da Sociedade Civil Organizada na Gestão da FEENA”, numa abordagem de Maria Ignez Pagani, do Instituto de Biociências (IB/Unesp).

Por fim, na sexta-feira, 24, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h, Nelson Barbosa, da Fehidro, aplicará o curso “Recuperação de Nascentes Degradadas em Áreas Rurais”. Para mais informações ligue (019) 3533-8327 ou envie email para [email protected]

Skip to content