MENU

accessible_forward Acessibilidade
03 de agosto de 2010 Sem categoria

IBGE inicia Censo 2010 e simula aplicação do primeiro questionário com prefeito Altimari

    O prefeito de Rio Claro, Du Altimari respondeu nesta segunda-feira, 2, a título de simulação, o primeiro questionário relativo ao Censo 2010, que começa a ser aplicado nesta data pelo IBGE em todo o Brasil. A aplicação do questionário ocorreu no Paço Municipal e marcou também o início oficial do Censo no município e em outras quatro cidades da região: Santa Gertrudes, Itirapina, Ipeúna e Corumbataí. Ao final da simulação, Altimari desejou sucesso às equipes de recenseadores que percorrerão a cidade e o país inteiro nos próximos três meses, visto que a previsão do IBGE é encerrar o levantamento até o final de outubro. Os primeiros resultados do Censo 2010 começam a ser divulgados no final de novembro deste ano, segundo previsões do IBGE.  

    Compareceram à prefeitura representando o IBGE Fábio Nori Chiossi, supervisor, e Eliana Aparecida Gomes Gallina, agente censitária municipal, ambos do Posto I, uma das três unidades que concentrarão as atividades do Censo em Rio Claro. Fábio e Eliana aproveitaram a ocasião para explanar ao prefeito alguns detalhes desta operação singular, que acontece em intervalos de 10 anos, envolvendo todo o universo populacional brasileiro, que se aproxima de 200 milhões de habitantes. De sua parte, Altimari reconheceu a “envergadura impressionante do Censo”, notou a “importância das informações a serem levantadas” e previu que o resultado do levantamento “mostrará um Brasil de menos desigualdades e preparado para chegar ao final desta década como uma das mais fortes economias mundiais, mas também amparado em grandes avanços sociais”.

    No Brasil, o Censo 2010 estará presente em 5.565 municípios, sendo 645 deles no Estado de São Paulo. Em Rio Claro, a equipe é composta por 32 pessoas e 190 recenseadores. Corumbataí (oito recenseadores), Itirapina (32), Ipeúna (oito) e Santa Gertrudes (19) completam a subárea de Rio Claro.

    Em 2009, Rio Claro foi incluída no Censo Experimental junto com outras quatro cidades brasileiras, mas foi a única do grupo a ter o teste experimental estendido à totalidade da população. A experimentação realizada ano passado testou todo o processo, servindo como referência para o trabalho que começa a ser aplicado agora em todo o território nacional.

    Para o IBGE, a escolha de Rio Claro para o Censo Experimental em 2009 não foi fortuita. O município, de acordo com a instituição, presta-se como excelente laboratório para esta finalidade. O Brasil tem população ligeiramente superior a 190 milhões de habitantes e Rio Claro pouco mais de 190 mil. Além disso, reflete também, proporcionalmente, as mesmas características sócio-econômicas, culturais, de transportes etc, o que permite uma projeção destes dados para um cenário maior, de Brasil.
Pular para o conteúdo