MENU

accessible_forward Acessibilidade
12 de julho de 2010 Sem categoria

Iniciada a retirada de trilhos em Rio Claro

    O prefeito Du Altimari acompanhou na manhã desta sexta-feira, 9 de julho, o início da retirada dos trilhos da linha férrea que corta a cidade de Rio Claro na região central. “Estamos dando mais um importante passo em nosso projeto de integrar a cidade e acelerar seu processo de desenvolvimento”, afirmou Altimari.

   “A retirada dos trilhos na região central de Rio Claro foi um dos compromissos firmados com a comunidade, uma ação que consideramos o começo de uma modificação substancial na urbanização da cidade”, ressalta.

    Os trabalhos foram iniciados pelo Distrito de Batovi, um dos extremos do trecho que terá os trilhos retirados. Nesta segunda-feira, os serviços se concentrarão a partir da Avenida 24, início do trecho que não terá mais trilhos.

    A operação está sendo feita por funcionários de empresa contratada pelas prefeituras de Salto e Itu, cidades que reutilizarão os trilhos para implantar o projeto “Maria Fumaça/Trem Republicano”, numa extensão de sete quilômetros entre os dois municípios.

    “Reconhecemos o papel importante do prefeito de Rio Claro para viabilizarmos este projeto, pois esteve sempre muito presente nas negociações com os órgãos federais”, afirmou José Geraldo Garcia, prefeito de Salto, que juntamente com Herculano Castilho Passos Junior, prefeito de Itu, acompanhou todas as tratativas para que a retirada dos trilhos em Rio Claro fosse autorizada.

   “Buscamos esta autorização desde o ano passado, quando iniciamos contatos com diversos ministérios e departamentos do Governo Federal, fomos várias vezes à Brasília e, juntamente com a vice-prefeita Olga Salomão, conversamos com a então Ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, que, inclusive, veio a Rio Claro, onde assinou o convênio”, relembra o prefeito Du Altimari.

    A informação de confirmação da retirada dos trilhos chegou ao prefeito Du Altimari há exatamente uma semana, dada por Geraldo Lourenço de Souza Neto, diretor de infraestrutura ferroviária do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

    O município aguarda, agora, a assinatura de termo de referência para a abertura de licitação que irá definir a empresa que fará o projeto de transferência das oficinas da América Latina Logística (ALL), que hoje funcionam entre as avenidas 8 e 24 na região central da cidade, para o bairro Jardim Guanabara.

   O governo municipal anunciou que passará a trabalhar nas providências para a reurbanização das áreas que serão desocupadas. Os serviços de topografia no local já foram feitos e está sendo aguardada a definição de data de uma audiência com o Ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Oliveira Passos, na qual serão apresentados os estudos iniciais a fim de buscar novos apoios para a elaboração de projetos e reurbanização da área.

    Com a retirada dos trilhos, bairros que até então eram separados pela ferrovia serão unificados. “Vamos promover a integração da cidade”, salienta Altimari.

Skip to content