A prefeitura de Rio Claro vai disciplinar o trânsito de bicicletas na área interna do Lago Azul. Para isto, está providenciando catracas que serão instaladas nas entradas do parque para evitar a circulação de bicicletas no local.
O projeto prevê para as próximas semanas a instalação de quatro equipamentos no principal acesso ao parque, pela Rua 2-A, por onde entram 90% dos frequentadores. Nas demais entradas serão feitas adaptações para permitir, prioritariamente, a passagem de pedestres.
Paralelamente, a administração do Lago Azul está recuperando os bicicletários do parque, que serão realocados para a parte externa. Na Rua 2-A foi feito um recuo no alambrado para a instalação dos bicicletários, que também serão colocados perto da entrada pela Avenida 40.
“Por questões de segurança, não é permitido andar de bicicleta dentro do Lago Azul, há sempre o risco de algum atropelamento de pedestre”, explica o administrador Francisco Marcucci. “Mesmo com as mudanças que serão feitas, continuamos contando com a colaboração da comunidade para o uso correto desse cartão postal de Rio Claro”, completa.
O Lago Azul também tem entrada pela Rua 2 com a rotatória da Avenida 40, por onde será permitida apenas a entrada de veículos mediante liberação da portaria. Ao lado, a entrada para pedestres será reativada. Outra entrada fica pela Avenida 42, perto das quadras esportivas. A passagem também será permitida somente para pedestres. “Se for o caso também poderemos colocar catracas, mas isso ainda está em estudo”, explica Marcucci.