MENU

accessible_forward Acessibilidade
09 de agosto de 2011 Sem categoria

Lago da Floresta Estadual passará por análise para desassoreamento

Na próxima quarta-feira, 10, às 9 horas, será feito o processo de Batimetria no lago da Floresta Estadual “Edmundo Navarro de Andrade”, ou seja, a medição com radar para detectar a profundidade das águas e a camada de lodo concentrada. O objetivo principal da varredura é avaliar as condições da água e lodo para fins de desassoreamento.

O aparelho a ser utilizado fará a coleta de material, que posteriormente será encaminhado para o Laboratório de Estudo de Bacia e Laboratório do CEA – Centro de Estudos Ambientais, ambos da Unesp Rio Claro.

A água e o lodo do lago da Floresta serão analisados para detecção de qualquer material ou resíduo contaminante, principalmente os chamados metais pesados.

Em um mês a Unesp deverá emitir o laudo e, caso a conclusão seja por presença de contaminação, o lago não passará por desassoreamento, pois todo o material deverá permanecer intacto, conforme rege a legislação ambiental.

Já numa situação contrária, ou seja, o laudo atestar condições adequadas do material coletado, o próximo passo será o licenciamento ambiental para intervenção na área, obtenção das outorgas para regularização do procedimento e instalação da draga para início dos trabalhos.

Segundo o diretor de manejo florestal da prefeitura de Rio Claro, José Luiz Timoni, caso venha a acontecer o desassoreamento, toda população aquática do lago será encaminhada para outro local e assim que os trabalhos forem concluídos, novamente reintegrada ao seu habitat.

Pular para o conteúdo