MENU

accessible_forward Acessibilidade
24 de janeiro de 2014 Sem categoria

Lar Bethel ganha materiais e precisa de ajuda para iniciar reforma de pavilhão

As irmãs Tereza e Rosalina Nadai, respectivamente presidente e vice-presidente do Lar Bethel, em Rio Claro, esperam concluir brevemente a reforma de um de seus dois pavilhões, que até recentemente permanecia sem uso. Os recursos para a execução dos serviços, que incluem assentamento de pisos, instalações elétricas e hidráulicas, fixação de louças sanitárias para banheiros e outros equipamentos, é o que falta para o início das obras.  Isto porque a entidade já vem recebendo, desde o último trimestre do ano passado, todos os materiais necessários, enviados pelo Pró-Vida – Central Geral do Dízimo. Agora, de posse dos materiais, a meta é conseguir mão de obra para fazer o serviço.

“Temos tudo o que precisamos para fazer as reformas, mas necessitamos do apoio da comunidade para contratar a mão de obra que executará os serviços”, explica Tereza. Os serviços citados requerem profissionais do setor da construção, como pedreiros, eletricistas e encanadores, principalmente. A expectativa das dirigentes do Lar Bethel é que alguns desses profissionais que tenham algum tempo disponível, possam se apresentar como voluntários, ou que empresas do ramo, comerciantes e industriais se interessem por custear estes serviços.

Em contato com as senhoras Tereza, Rosalina e a assistente social e coordenadora da entidade, Adriana Rodrigues, a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Rio Claro, Rosana Pinhatti Altimari, já se movimenta para colaborar na campanha promovida pelo Lar Bethel. “Vamos realizar um chá com bingo no mês de junho e reverter a renda para ajudá-las neste trabalho, que é importantíssimo para a sociedade, em especial para as mais de 30 senhoras idosas atendidas por esta entidade exemplar”, anunciou na última quinta-feira, 23.  As internas recebem cinco refeições diárias, têm atendimento nas áreas de fisioterapia, psicologia e assistência social e participam de várias ações de lazer e entretenimento, dentro e fora da entidade.

A contrapartida do Lar Bethel ao apoio que espera receber da população virá sob a forma de melhoria e ampliação no atendimento prestado pela entidade. “Vamos proporcionar mais conforto nas acomodações, melhor qualidade de vida para as nossas 32 idosas assistidas e, assim, teremos também condições de abrir novas vagas”, afirma Tereza. Ela sugere que as pessoas interessadas em conhecer o lar, se inteirar melhor das reformas que precisam ser feitas, ou mesmo para colaborar ou contribuir financeiramente com as obras, procurem a entidade, preferencialmente, às segundas-feiras. Segundo a presidente do Lar Bethel, é o dia de folga dela e da irmã Rosalina, que além do voluntariado e das responsabilidades assumidas com a entidade, também compartilham um salão de beleza, onde ambas garantem sua sobrevivência.

O Lar Bethel recebe subvenção do Município por meio da Secretaria Municipal de Ação Social.  Há um repasse mensal de recursos, que ajuda a custear despesas com alimentos, produtos de higiene e limpeza, entre outros. O Município também disponibiliza psicóloga, assistente social, auxiliar de serviços gerais, cozinheira, auxiliar de cozinha e auxiliar de área técnica, segundo a coordenadora do Lar, Adriana Rodrigues.

A presidente do Fundo Social avalia que “não é fácil conciliar vida profissional, tarefas domésticas e encontrar tempo, vontade e vitalidade para ajudar o próximo, o que nos faz admirar este verdadeiro apostolado a que se dedicam, diariamente, essas voluntárias do Lar Bethel”. O grupo de voluntárias que atua no Lar Bethel conta com seis senhoras, incluindo Tereza e Rosalina. Para mais informações, agendamento de visitas, doações e outras formas de contribuição, o telefone da entidade é 3524-3756.

Pular para o conteúdo