MENU

accessible_forward Acessibilidade
22 de junho de 2016 Sem categoria

Livro registra coleção de eucaliptos da Feena

O livro “Eucaliptos da Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade – Coleção de Talhões” foi lançado nesta quarta-feira (22) no solar em que habitou o engenheiro Edmundo Navarro de Andrade, cujo nome também designa aquele patrimônio ambiental e científico do município e do estado.

O lançamento é uma das atividades relacionadas na programação dos 100 anos do Museu do Eucalipto, localizado naquela reserva e reaberto ao público em abril deste ano.

Ao se referir à obra, o prefeito Du Altimari registrou a importância da Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade (Feena) para os rio-clarenses e observou a necessidade de reativar, tão logo quanto possível, o convênio que coloca a prefeitura e o governo estadual, proprietário da área, como parceiros na manutenção daquele patrimônio. “Precisamos atuar cooperativamente para garantir os cuidados que a floresta exige, considerando principalmente o aspecto turístico, de preservação e científico, que também tem grande importância”, destacou, dirigindo-se aos representantes da Fundação Florestal, órgão do governo paulista que participaram do lançamento.

A obra “Eucaliptos da Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade – Coleção de Talhões” foi editada com a participação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Eco Associação para Estudos do Ambiente, Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade e Fundação Florestal, órgão do governo estadual. O material reúne documentos, ilustrações e a relação das espécies de eucaliptos que foram desenvolvidas na Feena a partir do primeiro quarto do século passado.

O livro é uma excelente fonte de consulta para pesquisadores e interessados na história da introdução de pesquisa de mais de uma centena de espécies de eucalipto no Brasil, ressaltando o pioneiro e o trabalho, reconhecido internacionalmente, de Navarro de Andrade, que inseriu Rio Claro como centro de pesquisas nessa área.

Do lançamento participaram também o vereador Júlio Lopes, o diretor municipal de Manejo Florestal, Milton Machado Luz, o deputado Aldo Demarchi, Lucila Manzatti, diretora da Fundação Florestal, José Toledo Marques, diretor financeiro da Fundação Florestal, Alexandra Facioli Martins, Promotora de Justiça do Gaema/Piracicaba, o ex-deputado José Felício Castellano e Gabriel Castellano, gestor da Floresta Estadual.

Pular para o conteúdo