A Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade registrou a queda de mais 30 árvores no último final de semana. O motivo foram as fortes chuvas da noite do último sábado e, entre os problemas causados, está a obstrução das principais passagens à área de uso público da Feena. “Além disso, um dos acessos à floresta, pela estrada municipal, está bastante caótico”, informa o diretor do departamento de Manejo Florestal da prefeitura, José Luiz Timoni.
A direção da floresta e o departamento de manejo florestal da prefeitura estão providenciando a remoção, o mais rápido possível, das árvores que caíram no sábado. Pelos cálculos de ambos os setores, mais de 200 árvores de grande porte já foram derrubadas desde a intensificação das chuvas, na segunda quinzena de dezembro. Árvores nativas e eucaliptos são as que mais registram quedas durante os temporais e ventanias.
Além do corte e retirada das árvores que tombaram, as que representam risco iminente de queda também estão sendo retiradas, para diminuir os riscos de acidentes com pessoas e de danos materiais na floresta. No último sábado, por exemplo, quedas próximas a residências geraram pequenas interrupções no fornecimento de energia elétrica.