Objetivo é capacitar profissionais que atuam no setor de alimentos.
A Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro realizou nesta semana, na escola Senai, o curso de boas práticas de manipulação de alimentos, voltado a trabalhadores do setor de alimentos do município. O curso foi ministrado por técnicos da Vigilância Sanitária, com participação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e do Corpo de Bombeiros.
“Os cursos presenciais são importantes para capacitar os manipuladores de alimentos e vem sendo realizados periodicamente”, observa Agnaldo Pedro da Silva, que coordena a Vigilância Sanitária de Rio Claro.
O curso é direcionado principalmente a trabalhadores que manipulam alimentos em suas atividades, seja no comércio ou na indústria. Os participantes recebem orientações a respeito de prevenção à contaminação dos alimentos, armazenamento, temperaturas e boas práticas para manipular os alimentos.
Maria Fernanda da Silva, chefe de fiscalização sanitária da Visa destaca que, além das fiscalizações, a equipe ministra o curso periodicamente, em ações de educação em saúde, que também são desenvolvidas pela Vigilância Sanitária. “Ao receberem o certificado, participantes do curso relataram sua satisfação com o curso, que, além de promover o conhecimento e capacitação, é um diferencial na busca por uma vaga no mercado de trabalho”, observa Maria Fernanda.
As chamadas boas práticas na alimentação estão definidas em resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, que estabelece regulamento técnico englobando procedimentos que devem ser adotados por serviços de alimentação a fim de garantir a qualidade higiênico-sanitária e a adequação de alimentos comercializados à legislação sanitária. A atividade tem o apoio da Seção de Educação em Saúde, Treinamento e Desenvolvimento (Sestd) da Fundação de Saúde.