Com o II Encontro dos Interlocutores do Município Verde e Azul, atividade com representantes da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, teve continuidade na terça-feira (4) a programação da Semana do Meio Ambiente em Rio Claro.
Olga Salomão, secretária da Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento e Meio Ambiente (Sepladema) destacou que “Rio Claro já é conhecida como Cidade Azul e estamos trabalhando para intensificar também o verde no município”, acrescentando que o projeto que cria a Secretaria do Meio Ambiente no município foi enviado à Câmara de Vereadores, e sua criação é muito importante para que o município avance na questão ambiental.
“Temos o grande desafio de retornar à sustentabilidade”, afirmou Gilmar Altamirano, representando o coordenador do Programa Município Verde e Azul, José Ricardo Franco Montoro. “Em Rio Claro há a Unesp, que é referência em educação, mas é preciso que os ensinamentos da universidade sejam retransmitidos e colocados em prática”, disse.
José Ricardo Lopes, técnico do Programa Município Verde e Azul, definiu que “o Programa Município Verde e Azul estimula ações ambientais locais e avalia o desempenho dos municípios do estado ano a ano”. Ao falar sobre as diretivas do programa (Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Cidade Sustentável, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental), José Ricardo apontou medidas que podem ser adotadas pelo município para ganhar eficiência na gestão ambiental.
Representantes dos municípios Corumbataí, Itirapina, Ipeúna e Piracicaba também participaram do evento, além dos interlocutores de Rio Claro, Miguel Milinski e Edison Norberto de Andrade, e do vereador Julinho Lopes.
As ações da Semana do Meio Ambiente 2013 em Rio Claro terão continuidade nos dias 5, 6, 7 e 18 de junho. A realização do evento tem como parceiros o Daae, Foz do Brasil, Miraterra e AmbienteLix.