Programação foi aberta na terça-feira (24) com exposição.
Com a beleza das flores, em exposição de ikebanas, Rio Claro abriu na terça-feira (24) a Semana da Primavera, organizada pela Fundação Mokiti Okada em parceria com a Prefeitura e Câmara Municipal. Dez arranjos estão expostos no saguão do paço e podem ser vistos até sexta-feira (27). Quem se interessar e quiser conhecer mais sobre a arte milenar japonesa de arranjos florais terá a oportunidade de participar de vivências na quinta e sexta-feira, em que os participantes irão aprender a montar mini ikebanas.
“Além de trazer beleza, as flores purificam o ambiente”, observou o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, convidando o público a participar das vivências. “O nosso agradecimento à Fundação Mokiti Okada por esta bela exposição em um local onde são tomadas decisões importantes, que é o paço municipal, em que certamente a presença das flores torna o trabalho mais leve”, acrescentou o prefeito, que participou do evento ao lado de Paula Silveira Costa, presidente do Fundo Social de Solidariedade.
“As flores nos ajudam a ter dias melhores e, por isso em minha casa e no trabalho os ikebanas sempre estão presentes”, comentou o presidente da Câmara Municipal, André Godoy, que encaminhou projeto de lei para que seja instituído o Dia Municipal do Ikebana, a ser comemorado em 23 de setembro. A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo já acolheu iniciativa semelhante, instituindo o “Dia do Ikebana” no estado a partir de propositura do então deputado Aldo Demarchi, autor do projeto que resultou em lei em 1997, conforme André Godoy lembrou na abertura da Semana da Primavera.
O ex-deputado Aldo Demarchi falou da satisfação de ter sido, em seu primeiro mandato, o autor do projeto de lei em questão. “É gratificante ver que o município trabalha para que seja criada a lei também em âmbito municipal”, disse Demarchi.
Representante da Fundação Mokiti Okada em Rio Claro, Daniel Gibrail Tannus levou ao público os significados de beleza e purificação que estão atrelados às flores, para que, na sequência fosse realizada demonstração de montagem de ikebanas, feita pela professora Mônica Dematte, da Academia Sanguetsu.
Também participaram do evento Paulo Henrique Valles de Oliveira, do Johrei Center Piracicaba; Silvio Martins, chefe de gabinete do prefeito Juninho; os vereadores Val Demarchi e Hernani Leonhardt; alunos da escola Marcelo Schmidt; e participantes do grupo de melhor idade Olinda.
As vivências para ensinar as pessoas a montarem mini ikebanas serão realizadas na quinta e sexta no paço municipal em dois horários: das 8 às 10 horas e das 14 às 16 horas. Na quinta-feira a mesma atividade também será realizada no Arquivo Público e Histórico, que fica no Núcleo Administrativo Municipal. Informações podem ser obtidas pelo telefone 156. Não é necessária inscrição prévia. “Para participar basta vontade de aprender”, destaca a professora Mônica. No sábado (28) haverá distribuição de mini ikebanas no Jardim Público. A expectativa é de que sejam distribuídas mais de dois mil exemplares de mini ikebanas.