MENU

accessible_forward Acessibilidade
31 de julho de 2014 Sem categoria

Novo canil municipal está sendo construído no Distrito Industrial

A prefeitura de Rio Claro deu início às obras para transferir o canil municipal, que hoje funciona na região central da cidade, para o Distrito Industrial. “Transferindo o canil para o Distrito Industrial vamos centralizar as ações de bem-estar animal, facilitando a ampliação dos trabalhos”, observa o prefeito Du Altimari, que na tarde desta quinta-feira (31) vistoriou a obra, acompanhado da vice-prefeita Olga Salomão, da diretora municipal Raquel Bovo e da vereadora Raquel Picelli, integrante da Frente Parlamentar de Proteção Animal.

O terreno que vai receber o canil está localizado em frente ao prédio do Centro de Controle de Zoonoses, setor da Fundação de Saúde que administra o centro cirúrgico, executor do programa de castração animal.

O prédio será construído em cinco módulos, com a previsão de abrigar até 100 cães em baias individuais. “Inicialmente estão sendo construídos dois módulos”, informa a diretora de Planejamento Ambiental, Raquel Bovo.

A estrutura do canil municipal também contemplará duas baias coletivas para filhotes de gatos e outras duas baias coletivas para filhotes de cães. A transferência dos animais será providenciada quando todo o prédio estiver finalizado.

O novo canil está sendo construído em parceria com a empresa Caprem – Capretz Empreendimentos Imobiliários Ltda, a partir de um termo de compromisso assinado no início do ano. A empresa é responsável pelo Condomínio Residencial Vila do Horto e construirá o canil como forma de “eliminar ou minimizar impactos gerados pelo empreendimento”.

Conforme prevê o plano diretor municipal, o município pode solicitar a execução de obras e serviços para melhoria de infraestrutura e equipamentos comunitários. “Aproveitamos este dispositivo legal para encontrar solução para o canil, que não pode continuar funcionando onde está”, destaca a vice-prefeita e secretária municipal de Planejamento, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Olga Salomão.

O canil municipal funciona em instalações na Rua 1-B com a Avenida 8, ao lado da linha férrea. “Com o novo prédio, além de eliminarmos eventuais transtornos aos moradores dos arredores do atual canil, também poderemos oferecer mais conforto, cuidados e ambiente adequado, conforme nossa política de respeito aos direitos dos animais”, avalia Olga.

Pular para o conteúdo