A Prefeitura de Rio Claro colocou em operação, nesta semana, novo portal na internet. “Além de um visual mais bonito, o portal vai oferecer novos serviços e mais informações para a comunidade”, afirma Tássia Espego, diretora de comunicação da Prefeitura, acrescentando que “tivemos o cuidado de priorizar a navegabilidade para que os internautas conheçam o município e tenham rápido acesso aos serviços oferecidos pela prefeitura”.
O novo portal tem mesmo endereço do anterior – www.rioclaro.sp.gov.br, e foi tecnicamente desenvolvido pelo Departamento de Tecnologia de Informação da Prefeitura. “Ampliamos a quantidade de serviços disponíveis para que a comunidade ganhe tempo e comodidade em assuntos relacionados à prefeitura”, explica o diretor do departamento de Tecnologia da Informação, Everaldo Arruda.
No novo portal, será possível solicitar o envio das parcelas do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) por e-mail, inclusive a cota única, para imprimir e pagar no banco. Serviços como emissão da segunda via de IPTU e outros tributos serão mantidos. Já os parcelamentos da Dívida Ativa ganham a possibilidade de serem feitos pela a internet, com o novo portal.
Segundo o departamento de Tecnologia da Informação da prefeitura, em breve haverá seção no novo portal para consulta online do acervo das bibliotecas municipais e também área com informações de utilidade pública, como locais e horários de atendimento do Acessa São Paulo e Telecentro Comunitário.
Leis
Outra novidade do novo portal da prefeitura de Rio Claro é o fácil acesso a leis municipais. Por enquanto, são 4.067 documentos disponíveis entre leis ordinárias e complementares promulgadas de 1948 a 2009. Em breve, as leis assinadas no ano passado também serão incluídas no portal.
A consulta pode ser feita pelo número da lei, ano, autor ou assunto. Além de resumo sobre o documento, a comunidade pode abrir o arquivo com a lei para pormenorizar a consulta ou imprimir o texto na íntegra.
O departamento de Tecnologia da Informação também trabalha na digitalização de decretos para posterior disponibilização no novo site da prefeitura.