Ao falar para uma platéia de mulheres empreendedoras na manhã desta terça-feira (10), durante a abertura do Fórum de Autonomia Econômica Feminina, realizado no Centro Cultural de Rio Claro, a vice-prefeita Olga Salomão, representando o prefeito Du Altimari, destacou a luta da mulher por seu espaço na sociedade, mas admitiu que a mulher não quer competitividade, mas sim “solidariedade no lar, dividir as tarefas de casa”. A vice-prefeita foi aplaudida neste momento.
O Fórum, organizado pelo Instituto Brasileiro para Educação e Negócios, de Rio Claro (Iben), em parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres do Governo Federal, serviu para a apresentação do projeto “Conexão” de desenvolvimento social das mulheres e formatura das turmas que participaram dos módulos de capacitação em diversas áreas.
Olga parabenizou a direção do Iben pela “sensibilidade” em relação às questões das mulheres, uma proposta de trabalho que coincide com as políticas desenvolvidas pela Presidência da República. “Se não fosse também a sensibilidade da Presidenta Dilma, nada aconteceria, pois ela abraçou a causa e a luta contra o preconceito e defende a autonomia das mulheres e para ter autonomia tem que ter renda”, observou.
Ao encerrar seu pronunciamento, a vice-prefeita lembrou compromissos importantes da administração municipal no campo social, que fortalecem o apoio à mulher e sua família, como a construção de mais unidades habitacionais, a construção do Ceu do bairro Mãe Preta, que é uma unidade de suporte social em diversas áreas; mais creches para os filhos enquanto a mãe trabalha e unidades de saúde para um melhor atendimento e qualidade de vida.
Logo após, a vice-prefeita Olga Salomão participou do painel “Reflexões sobre Diversidade – Políticas Públicas de Gênero – Cenário Atual e Desafios”. A primeira-dama de Rio Claro Rosana Altimari esteve presente e participou do painel “Autonomia e Empreendedorismo Feminino”.
Também fizeram parte da mesa o prefeito de Cordeirópolis, Amarildo Zorzo; o prefeito de Corumbataí, Vicente Rigitano; o vereador João Zaine, que representou o presidente da Câmara de Rio Claro, Agnelo Matos; o prefeito de Iracemápolis, Valmir Gonçalves de Almeida; Tiago Alves, representando o prefeito de Ipeúna; e diretores do Iben e da prefeitura. Dalva Christofoletti Paes da Silva esteve pela Associação Paulista de Municípios.