MENU

accessible_forward Acessibilidade
23 de abril de 2013 Sem categoria

Olga visita Aspacer e fortalece cooperação

Ampliar a parceria e trabalhar em conjunto foram as propostas resultantes da reunião entre a prefeita em exercício de Rio Claro, Olga Salomão, e o presidente da Aspacer – Associação Paulista das Cerâmicas de Revestimento – Heitor Ribeiro de Almeida Neto, realizada na tarde de sexta-feira, 19. O diretor superintendente da Aspacer e coordenador do Grupo Técnico Cerâmicas, Luis Fernando Quilici, também participou.

O principal ponto de discussão foi o Plano Diretor Minerário, que Olga Salomão pretende dar encaminhamento em Rio Claro para ampliar a compensação ao município sobre a exploração de suas riquezas minerais.

A prefeita em exercício explicou que irá abrir a discussão sobre as lavras (fontes de matéria-prima) para defender os royalties da mineração. Para que esse trabalho possa ser realizado, a prefeitura de Rio Claro está criando a Secretaria de Meio Ambiente, que terá uma diretoria de recursos minerais para discutir e estabelecer diretrizes sobre a exploração mineral e de mananciais (água). Para o presidente da Aspacer, Heitor de Almeida, o debate sobre o Plano Diretor Minerário é “muito importante para que haja planejamento”.

Olga quer uma discussão conjunta porque “o interesse deve ser comum e por qualidade de vida”. O presidente da Aspacer, além de apoiar a parceria, informou sobre o trabalho que a Associação realizou junto ao IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas – para a execução do Plano Diretor Minerário do Polo de Santa Gertrudes, que compreende os municípios de Santa Gertrudes, Cordeirópolis, Ipeúna, Iracemápolis e Rio Claro.

Também foram pauta do encontro o Plano Hidrogeológico em andamento pela Associação, que prevê a extração de forma sustentável e sem impactos para os recursos de água; e a situação das estradas da região, por conta do trânsito de caminhões pesados com carregamento de matéria-prima proveniente de minerações.

Pular para o conteúdo