A programação da Semana do Meio Ambiente de Rio Claro será encerrada neste final de semana, na Floresta Estadual “Edmundo Navarro de Andrade”, com atividades de lazer gratuitas ao público no período da manhã.
No sábado (07), a partir das 8 horas, prossegue a exposição de empresas e a visitação pública ao Museu do Eucalipto, solar e trilhas da floresta. No domingo (08), último dia de comemorações, das 8 às 13 horas haverá intensa movimentação com caminhada e passeio ciclístico, show e exposição de fotografias com o tema “Descarte Correto de Resíduos Sólidos”.
A Semana do Meio Ambiente de Rio Claro teve a temática focada nos resíduos sólidos, ou seja, do lixo. Vários eventos foram programados envolvendo escolas, empresas e público.
“A política de resíduos sólidos tornou-se uma das grandes discussões ambientais e o nosso governo tem feito o enfrentamento e investido muito”, comenta Olga Salomão, secretária de Planejamento, Desenvolvimento e Meio Ambiente. “Os resultados demandam tempo, uma vez que a população precisa se adequar a novos procedimentos”, acrescenta.
Rio Claro tem desenvolvido várias atividades e projetos voltados à correta destinação dos resíduos sólidos, tanto seco como orgânico.
A Diretoria de Resíduos Sólidos da Sepladema já tem definida a política de resíduos sólidos do município visando a organização do Plano Municipal de Saneamento Básico, construído a partir de audiências públicas recentemente finalizados.
Ações de melhoria no aterro sanitário, ampliação da coleta seletiva para todos os bairros em parceria com a Cooperviva e Ambientelix, instalação de ecopontos e contêineres em vias públicas, além de construção de galpão destinado ao armazenamento adequado de pneus, foram alguns dos avanços recentes nesta área em Rio Claro.