Um dos mais concorridos atrativos do Lago Azul de Rio Claro está de volta. Os pedalinho podem ser utilizados novamente a partir desse sábado (17), após quatro anos inativos. O relançamento será às 10 horas e, para comemorar, os passeios até o final da tarde serão gratuitos.
A prefeitura, com colaboração da Foz do Brasil, está colocando de volta dez pedalinhos à disposição da comunidade, totalmente reformados e pintados. Os passeios vão acontecer todos os sábados, domingos e feriados sempre das 9 às 17 horas. “Até o final das férias, entretanto, teremos passeios nos demais dias da semana das 14 às 17 horas, informa o administrador do Lago Azul, Francisco Marcucci.
Cada passeio de 20 minutos custa R$ 2,00, com a arrecadação repassada ao Fundo Social de Solidariedade. Crianças até quatro anos não pagam e pessoas até 12 anos só podem utilizar os veículos acompanhadas de um adulto.
Para garantir a segurança dos usuários, 50 coletes salva-vidas foram adquiridos, 25 para adultos (até 110 quilos) e 25 para crianças. Além disso, os passeios nos pedalinhos acontecem somente em condições climáticas adequadas, ou seja, sem chuva e sem ventos muitos fortes.
“Ainda na parte da segurança, temos uma novidade”, assinala Carlos Alberto De Lucca, Secretário Municipal de Agricultura, Abastecimento e Silvicultura, à qual a administração do Lago Azul está subordinada. “O monitoramento dos passeios será feito em um barco, que providenciamos para que todos possam desfrutar dos pedalinhos com tranqüilidade”, explica.
As melhorias não param por aí. O píer – estrutura que fica sobre o lago para acesso aos pedalinhos – foi totalmente recuperado e recebeu novo madeiramento, com madeira de lei. E na área em volta à passarela, um novo paisagismo foi implantado.
“A população tem um grande carinho pelos pedalinhos e, por isso, não podíamos deixar esse atrativo de fora de nossos esforços pela revitalização do Lago Azul”, comenta o prefeito Du Altimari, lembrando que desde o ano passado foram várias as melhorias providenciadas para que o parque voltasse a ser um dos mais belos cartões postais de Rio Claro.
Melhorias
E as melhorias continuam. Até o início do próximo mês está previsto o final da reforma nos dois campos de bocha. Além disso, 30 novos bancos estão sendo instalados no parque. São assentos de concreto feito pela própria prefeitura, colocados aos poucos na medida em que são produzidos pela Secretaria de Obras.
O renascimento do Lago Azul começou em 2009 com a recuperação da pista de cooper. O playground ganhou novos brinquedos e as quadras, que já passaram por pintura no ano passado, devem ser pintadas novamente até o mês de setembro. “É um trabalho que precisa ser renovado periodicamente”, esclarece o administrador do Lago Azul.
Nos últimos meses o parque recebeu lixeiras para a coleta seletiva e os 840 metros da cerca que envolve as águas do lago foram pintados e envernizados. A nova iluminação e a implantação de vigilância 24 horas deixaram mais seguro o Lago Azul, que também passou a abrigar a sede da Vigilância Patrimonial do município.