Moradores do Jardim Nova Rio Claro terão neste sábado, 17, a oportunidade de conhecer o que será o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) de Rio Claro, que trata da água, esgoto, resíduos sólidos e drenagem.
A reunião com os moradores será realizada às 18h30, na chácara da senhora Terezinha de Jesus Silveira Machado, localizada à Rua 25, nº 131, esquina com Avenida 3, no Nova Rio Claro. “Os participantes estarão reunidos para debater questões do bairro com a vereadora Raquel Picelli, que nos deu a oportunidade de encaixar esta apresentação sobre o PMSB na reunião, já preparando a comunidade para, mais adiante, discutir esse assunto nas audiências públicas que ocorrerão após a conclusão dos estudos contratados”, afirma Regina Ferreira da Silva, diretora municipal de Resíduos Sólidos.
A elaboração do Plano será feita por uma consultoria especializada, a Novaes Engenharia e Construções Ltda, vencedora da licitação aberta pela prefeitura. O contrato, no valor de R$ 597.403,00, foi assinado esta semana, bem como a ordem de serviço, com prazo de cinco meses para a conclusão do trabalho. Este planejamento considera o que deverá ser feito no tocante ao saneamento básico em Rio Claro nos próximos 30 anos. Além do Plano Municipal de Saneamento Básico, o contrato assinado também prevê a elaboração do Plano Integrado de Gestão de Resíduos Sólidos.
A maior parte dos recursos para a elaboração do plano vem do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro), que participa com 82%, como resultado de termo de referência apresentado por Rio Claro ao Comitê PCJ, das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, pelo técnico Miguel Milinski, interlocutor da Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento e Meio Ambiente (Sepladema) no programa Município Verde e Azul – da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo. A Prefeitura de Rio Claro entra com o restante do valor do contrato.