MENU

accessible_forward Acessibilidade
05 de maio de 2010 Sem categoria

Posse dos conselheiros do Comdema reforça democracia participativa

Altimari fala, tendo à direita o novo presidente do Comdema, Waldemar Bóbbo

O prefeito Du Altimari empossou na terça-feira, 4, em cerimônia realizada na Sala de Reuniões – anexa ao gabinete – a diretoria e membros do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema), conforme decreto municipal nº 8967, de 20 de janeiro deste ano, assinado pelo Chefe do Executivo. Os diretores empossados são: Waldemar Bóbbo, presidente; Eneas Ferguson, vice-presidente; Ricardo Schmidt, secretário geral; e Jorge Pedro (tesoureiro). O mandato é de dois anos.

O órgão é bastante representativo em sua composição. Reúne representantes do Poder Executivo, sociedade civil, governo estadual, instituições de ensino superior, entidades ou conselhos profissionais, sindicatos, Associação Comercial e Industrial de Rio Claro (Acirc) e das regionais do Orçamento Participativo.  Além disso, como lembrou o prefeito Du Altimari ao empossar os conselheiros, trata-se de “um conselho deliberativo, que deverá funcionar como importante parceiro do município no estabelecimento de políticas ambientais”.

Participaram da solenidade de posse os vereadores Sérgio Desiderá, Julinho Lopes e Raquel Picelli, bem como secretários municipais, a presidente da Associação Amigos do Horto, Fátima Jorge e o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Rio Claro, Célio Cerri.

O titular da pasta municipal de Planejamento, Desenvolvimento e Meio Ambiente (Sepladema), Milton Machado Luz, notou que o conselho “já vinha realizando uma ação diferenciada e produtiva” desde fevereiro, quando – oficialmente – foi iniciada a nova gestão. Milton valorizou a “grande representatividade que o órgão passa a ter, o que assegura, automaticamente, mais legitimidade às decisões que venham a ser tomadas”. Observou, contudo, que há um trabalho volumoso pela frente, referindo-se à complexidade das leis que regem a questão ambiental e enfatizando que os conselheiros precisarão avançar na análise dessa legislação. O secretário, no entanto, ratificou sua confiança na capacidade dos conselheiros, destacando que todos eles estarão se dedicando à causa voluntariamente, já que a participação no Comdema não é remunerada, o que “valoriza ainda mais a presença e a dedicação dos senhores membros”, disse, dirigindo-se aos empossados.

Prefeito Du Altimari elogia composição eclética do Comdema, que reforça compromisso do governo municipal com democracia participativa

O presidente do Comdema, Waldemar Bóbbo afirmou, em seu discurso de posse, que o objetivo do órgão, agora, é “estruturar metas, fazer da representatividade adquirida pelo conselho um foco do debate democrático em prol das políticas ambientais que o município necessita”. Bóbbo foi categórico ao dizer que Rio Claro “inchou” contrapondo esta expressão à palavra “crescimento” para dar a dimensão de um fenômeno não exclusivo da cidade, que se caracteriza pelo aumento da população em descompasso com a infra-estrutura, o que resulta em prejuízos ambientais. “Sabemos dos desafios”, admitiu o presidente do Comdema, “mas estamos dispostos a enfrentá-los para ajudar o município”, prometeu.

Em sua fala, o prefeito Du Altimari elogiou a “diversidade de protagonistas que está configurada na composição atual” do Comdema, argumentando que a “representatividade verificada está em harmonia com os princípios da democracia participativa e do desenvolvimento sustentável que são marcas do governo municipal”. Segundo o prefeito, com “tantas e diferentes instituições, associações, entidades de classe e esferas de governo envolvidas podemos esperar excelentes resultados para o meio ambiente”.

Pular para o conteúdo