Um dos principais cartões postais do interior paulista, a Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade (Feena) vem ganhando novos frequentadores a cada semana e tem merecido uma atenção especial da prefeitura de Rio Claro na limpeza e manutenção do local. A mais recente iniciativa neste sentido é o projeto de pintura de vários imóveis que fazem parte da paisagem exuberante da floresta.
Com a participação da Fundação Florestal e de secretarias municipais, nesta semana foram iniciados os serviços de pintura do Solar Edmundo Navarro de Andrade, imóvel que dá vista para o lago e já foi sede da Fazenda Santo Antonio, onde foi implantado o horto florestal, hoje floresta. Em 1916, a fazenda foi vendida para a Companhia Paulista de Estradas de Ferro e passou a ser residência de Edmundo Navarro de Andrade, o criador do horto, considerado o berço do eucalipto no Brasil. O imóvel possui 28 cômodos.
“São mais de mil metros quadrados de área, interna e externa, e tudo será pintado de acordo com os padrões definidos pelo Condephaat [Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico]”, informa José Luiz Timoni, diretor do Departamento de Manejo Florestal, que funciona na floresta.
A pintura externa do solar deverá ser concluída em setembro. “Então, iniciaremos os serviços na parte interna”, informa Timoni. Também serão feitos reparos no telhado e forro. As tintas para os trabalhos foram doadas pela empresa Tech Paint.
Vários serviços já foram finalizados, como a pintura do auditório, do oratório de São Francisco de Assis, da antiga lanchonete, do bebedouro e dos sanitários.
Os serviços, que têm gerenciamento da Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento e Meio Ambiente e mão de obra da Secretaria de Administração, deverão ser concluídas no final do ano.