Após um trabalho intenso do prefeito Du Altimari em contatos com Rubens Cury, integrante da Subsecretaria da Casa Civil do Estado, foi publicado no Diário Oficial da quinta-feira (01) a liberação da verba de R$ 1.270.000,00, destinada ao desassoreamento do Lago da Floresta Navarro de Andrade.
Em reunião realizada na última terça-feira (30), o diretor executivo da Fundação Florestal Olavo Reino Francisco solicitou apoio do prefeito para a liberação rápida da verba, em virtude de o prazo legal para utilização do recurso originário do governo do Estado terminar em dezembro. “Colocamos todo o nosso empenho nas conversas com a Casa Civil, felizmente fomos atendidos e quem ganha com isso é a população que vai usufruir cada vez mais da nossa Floresta”, comenta Altimari.
A próxima etapa, após a liberação da verba, será licitação e contratação da empresa que vai executar até o final de dezembro o desassoreamento e revitalização do Lago, tal como previsto no Plano de Manejo daquela reserva ambiental.
Dentre as novas propostas que vem sendo discutidas para revitalização da Floresta Navarro de Andrade incluem-se a reabertura do restaurante, ampliação de atividades de lazer como passeios de charretes, e a criação de mecanismos de incentivo ao turismo.
Na revisão do convênio de co-gestão ora vigente entre Município e Estado, também está previsto o resgate dos projetos de implantação do Jardim Botânico e da Escola de Marcenaria com o apoio da Fiesp e Senai.