MENU

accessible_forward Acessibilidade
07 de agosto de 2010 Sem categoria

Prefeito Du Altimari abre Festa do Produtor que termina neste domingo

Altimari, Olga Salomão, vereadores Juninho e Raquel cortam fita inaugural da festa.

O prefeito Du Altimari abriu oficialmente, neste sábado, 7, a 2ª Festa do Produtor que está sendo realizada na gare da Estação Ferroviária, na Rua 1. A programação do sábado prossegue até as 22h, com shows no palco e sorteio de brindes para o público. No domingo, 8, a feira será aberta às 8h e tem seu encerramento marcado para as 18h, com entrada livre para os visitantes.

Além de praça de alimentação, com serviço de almoço e jantar, há brinquedos para a diversão das crianças com acompanhamento de monitores.  Nos estandes da feira, por outro lado, há uma diversidade de produtos, inclusive orgânicos. Pode-se encontrar mel e seus derivados, queijos, cachaça artesanal, verduras, legumes, embutidos, doces caseiros, plantas, moda country e vários outros produtos, todos disponibilizados a preço de custo para o consumidor.

A agenda de shows também promete. Participam da festas as duplas Liu e Leu e Divino & Donizete, ambas bem conhecidas do público. A Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Silvicultura expõe no evento alguns de seus mais recentes projetos, destacando a Vitrine Técnica Agroecológica, desenvolvida em parceria com a Universidade Federal de São Carlos (campus de Araras) e a Sala Verde – Cidade Azul, projeto que associa várias ações na área de ecologia urbana.

 Durante a abertura, neste sábado, o prefeito Du Altimari elogiou a organização dos produtores rio-clarenses que, em anos anteriores, tiveram sua atividade relegada no município. “Apostamos na reestruturação do Conselho de Desenvolvimento Rural, vimos que as lideranças assumirem suas responsabilidades e fazemos questão de apoiar fortemente o homem do campo porque valorizamos a agricultura que, sem dúvida, comprova um crescimento muito grande nestes quase dois anos da nossa administração”, afirmou. O Prefeito anunciou que, “com a ajuda do governo federal”, em breve os produtores contarão com uma “patrulha rural para assegurar a manutenção constante das estradas que escoam a produção”.  Por outro lado, “também estamos implantando novas pontes e pleiteando outras, entre várias outras propostas que estão em andamento para diversificar a agricultura no município”, disse.

O secretário de Agricultura, Carlos Alberto Teixeira De Lucca, lembrou que a 2ª Festa do Produtor Rural de Rio Claro reúne a “nossa história, a história das nossas raízes no campo e, da mesma forma, apresenta ao público tecnologia de ponta, demonstrando que estamos trilhando um caminho promissor”. Ele informou que a segurança na zona rural melhorou muito nos últimos meses, reputou a importância do trabalho que está em andamento para a recuperação de três bacias e saudou a presença de 120 produtores rurais em programas como a Compra Direta de Alimentos, sublinhando também a criação, neste governo, do Serviço de Inspeção Municipal (SIM).

Dezenas de produtores estão expondo na feira, que tem uma infinidade de opções, incluisive orgânicos. “Temos clareza da importância da agricultura no país e no município”, afirmou a vice-prefeita e secretária municipal de governo, Olga Salomão.  “Conforme vamos valorizando e ordenando as políticas para o setor agrário, verificamos que o produtor responde rápido e afirmativamente à confiança que o governo federal e municipal vem depositando nele”, destacou.  A vice-prefeita entende que essa parceria governo federal-agricultura-produtor rural não tem volta. “Daqui para frente, o Brasil e Rio Claro vão avançar muito nesta questão, diversificando e modernizando a produção, mas valorizando a agricultura familiar, agregando valor aos produtos”, previu.

Como presidente da Comissão de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Rural da Câmara Municipal de Rio Claro, a vereador Raquel Picelli reconheceu que a produção agrícola no município “deu um salto qualitativo e quantitativo impressionante na atual administração, o que nos faz antever um futuro ainda melhor para o setor”.  Segundo a vereadora, este “desempenho se deve em grande parte ao interesse demonstrado pelos nossos produtores, que se organizaram, continuam se organizando e abraçam corajosamente as inovações necessárias”.

A 2ª Festa do Produtor Rural foi organizada, este ano, por uma comissão especial, coordenada por José Alves Roso, presente na cerimônia de abertura. Anotadas, ainda, as presenças dos vereadores Juninho da Padaria e Sivaldo Faísca, bem como de lideranças do setor, como o presidente do Conselho de Desenvolvimento Rural, Ricardo Schmidt. A iniciativa, encabeçada pela Secretaria de Agricultura, conta com o apoio das secretarias de Obras, Turismo e Segurança, além do DAAE e da América Latina Logística (ALL).

Skip to content