O prefeito Du Altimari esteve hoje, 23, participando da inauguração do Cejusc – Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Comarca de Rio Claro, que irá funcionar a partir de segunda-feira,26, em prédio anexo ao Fórum, na Rua 7 nº 830.
O Cejusc é uma ferramenta criada pelo Judiciário para agilizar processos de menor complexidade e já foi inaugurado em várias cidades do Estado de São Paulo. O Centro irá atender situações de conflitos pré-processuais e processuais nas áreas cível, de família e fazenda pública, através de funcionários treinados como conciliadores e mediadores. Casos como separação, guarda dos filhos, pensão, acidentes de trânsito e falhas na prestação de serviço são alguns exemplos da assistência do Cejusc.
Para o desembargador Valdecir Álvarez, representante do Tribunal de Justiça de São Paulo, “surge uma nova ferramenta no Poder Judiciário” para acelerar as demandas, hoje calculadas em 82 milhões de processos em todo o Brasil, por isso a grande dificuldade no tempo de solução dos casos.
O presidente da OAB Rio Claro, Willian Nagib, disse que a instalação do Centro só vem a enriquecer ainda mais o trabalho da Ordem dos Advogados do Brasil local, que há um ano criou a Comissão Específica de Conciliação e Arbitragem, já com o propósito de agilização dos processos.
Ao lembrar que dentro de mais algum tempo Rio Claro receberá a Vara da Fazenda Pública, o prefeito Du Altimari mostrou a sua satisfação com mais um serviço em benefício da população. “É outra conquista para melhor acolhimento das pessoas”. Du também reafirmou o seu governo de conciliação ao dizer da integração completa entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
Também participaram da inauguração a Dra. Cintia Andraus Carreta, diretora do Fórum; Dr. Valter Ariete Santos, Juiz da Vara da Infância; promotor Dr. André Vitor de Freitas; Dr. Claudio Luis Pavão, coordenador do Cejusc; a vice-prefeita Olga Salomão; André Godoy, assessor do deputado Aldo Demarchi; autoridades das cidades de Itirapina e Corumbataí, advogados, funcionários do Judiciário e convidados.