Na próxima terça-feira, 08, às 9h30, o prefeito Du Altimari será recebido por empresários na sede do Ciesp – Centro das Indústrias do Estado de São Paulo, regional de Rio Claro.
O encontro terá como objetivo principal a apresentação do projeto de ampliação do aterro sanitário e da vala industrial. “Este é um grande avanço de nossa administração na questão ambiental e no apoio às empresas locais”, comentou o prefeito.
A prefeitura, com o apoio da Câmara Municipal, adquiriu uma área anexa ao atual aterro sanitário, no valor de mais de três milhões, com extensão de 17 alqueires, para a ampliação do aterro que recebe o lixo doméstico e o lixo industrial. Neste mesmo local está localizada a vala de resíduos sólidos, o lixo específico derivado da produção das empresas rio-clarenses. Com a compra da área os dois serviços poderão ser ampliados, iniciando pela vala, que é a mais emergencial.
“É uma grande conquista ambiental do município e dos empresários que vai valer para os próximos 30 anos”, comemora o secretário João Zaine, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho.
“Durante muito tempo Rio Claro não vai precisar se preocupar com o destino do lixo doméstico e dos resíduos industriais”, reforça a diretora do departamento de resíduos sólidos da Sepladema, Regina Ferreira da Silva, que deverá fazer uma exposição técnica sobre o projeto.
A possibilidade de ampliação da área consolida Rio Claro como um dos municípios focados na política correta de meio ambiente e gestor na discussão da Política Nacional de Resíduos Sólidos, amplamente defendida pela sociedade brasileira, por setores ambientais e normas internacionais na condução e gerenciamento de políticas sustentáveis.