A prefeitura de Rio Claro quer a colaboração dos moradores para manter a cidade limpa. Campanha de conscientização e orientação está sendo preparada em uma ação que envolve vários setores da administração municipal. Profissionais da Fundação Municipal de Saúde participaram na quinta-feira (24) da reunião sobre o assunto junto com a secretaria de Planejamento, Desenvolvimento e Meio Ambiente (Sepladema).
A reunião aconteceu no auditório do Núcleo Administrativo Municipal (NAM) e integra os esforços da prefeitura na orientação à comunidade para que colabore na destinação correta de lixo e entulho. Sem essa colaboração, o trabalho do poder público não é suficiente para manter a cidade limpa.
Durante o encontro os profissionais que atuam na Atenção Básica da Saúde puderam conhecer melhor os serviços relacionados ao descarte de lixo que são realizados no município, como os ecopontos, cata-bagulho, o trabalho da Cooperviva e também os problemas que o acúmulo de lixo pode gerar, como focos do mosquito da dengue.
Para falar sobre esses assuntos a atividade contou com a participação de Regina Ferreira da Silva, diretora de resíduos sólidos da Sepladema, Kátia Curado, coordenadora do programa de erradicação do Aedes aegypti e Telma Regina Segri, coordenadora da Atenção Básica.
Os profissionais da Atenção Básica serão responsáveis por divulgar dentro e fora das unidades de saúde ações educativas sobre como a comunidade deve proceder em relação ao lixo, daí a importância de conhecer bem o assunto.
A partir das instruções recebidas, os profissionais que trabalham com visitas casa a casa, como agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias, terão a oportunidade de, juntamente com o trabalho rotineiro, orientar a população sobre como cuidar do seu lixo.
Algumas das orientações à população
– Recolha o lixo da sua casa e o deposite apenas nos locais e horários apropriados, de preferência uma hora antes da coleta.
– Não coloque lixo nas esquinas das ruas ou em terrenos vazios. O lixo acumulado vira foco de ratos e doenças.
– Leve entulho, utensílios velhos ou lixo eletrônico para um dos ecopontos da cidade. Os ecopontos aceitam até 1 m³ de entulho, o que equivale a uma carroça.
– Você pode entregar móveis, utensílios velhos, lixo eletrônico e restos de poda vegetal para as equipes do cata-bagulho que passam todo mês no seu bairro.
– Não descarte vidro quebrado diretamente no lixo, pois pode machucar os coletores. Embrulhe em papel jornal ou introduza em uma caixa de leite.
– Jamais descarte instrumentos perfurocortantes, como agulhas, alfinetes, tesouras, lâminas e similares diretamente no lixo. Guarde-os em um vidro e entregue em qualquer unidade de saúde municipal.