MENU

accessible_forward Acessibilidade
27 de agosto de 2014 Sem categoria

Prefeitura atua para conter acúmulo de lixo em casas

Equipe da Sepladema – Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento e Meio Ambiente da Prefeitura de Rio Claro – trabalha na contenção de lixo acumulado por pessoas em suas próprias casas.


Vários bairros da cidade são afetados por esse grave problema social, que acaba acarretando transtorno na convivência com vizinhos e na qualidade de vida de toda população.


O assunto tornou-se tão polêmico e preocupante, que a prefeitura está mobilizada no sentido de impedir a propagação da situação, pois coloca em risco a saúde pública e a limpeza da cidade.


De acordo com monitoramento do Departamento de Resíduos Sólidos da Sepladema, bairros como o São Miguel, Jardim Novo, Distrito Industrial. Mãe Preta, Jardim Conduta, Cidade Jardim e Santa Elisa, são localidades onde foram constatadas casas ocupadas por moradores que acumulam e não se desfazem do lixo, permanecendo e convivendo com ele.


A fiscalização alerta que isso pode ocasionar a presença perigosa de insetos, a proliferação de mosquito, principalmente da dengue; mau cheiro, desorganização urbana e condições sanitárias indesejadas.


A equipe visita, faz a orientação e solicita outras secretarias quando se torna necessária a limpeza imediata e com autorização do proprietário. O Serviço Social também é chamado para verificar as condições dos moradores.


As pessoas que mantêm lixo e todo tipo de material inservível amontoado dentro de casa ou no quintal e calçadas, sem o mínimo controle sanitário, são conhecidas como “acumuladores compulsivos” ou “disposofóbicos”, providos de medo em dispor das coisas.

Pular para o conteúdo