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21 de junho de 2012 Sem categoria

PREFEITURA CERTIFICA SERVIDORES QUE ATUARÃO NO ATENDE FÁCIL RIO CLARO

Dezoito servidores municipais receberão na sexta-feira, 22, às 17h,
nas dependências da Churrascaria Laçador, os certificados referentes à
conclusão do curso de capacitação de atendentes que vão atuar no
Atende Fácil Rio Claro, a Central de Atendimento ao Cidadão. Os
concluintes são todos servidores efetivos, cedidos pelas secretarias
municipais para a operacionalização do Atende Fácil.
O novo serviço deverá ser entregue em breve à população e centralizará
num mesmo local – um prédio de 600 metros quadrados, na Avenida 2,
quase esquina com a Rua 2, no centro da cidade – todo o atendimento
hoje disponível nas secretarias municipais, inclusive o setor de
protocolo. Entre os 18 atendentes que prestarão serviços no Atende
Fácil, cinco deles darão suporte técnico relativamente ao Código de
Postura, Obras, Desenvolvimento Urbano, ISS e Vigilância Sanitária.
Empresa especializada realizou a capacitação iniciada dia 15 de maio e
concluída na última terça-feira, 19. O treinamento teve participação
de um técnico de cada área envolvida, incluindo orientação quanto ao
funcionamento do serviço de protocolo e da sistemática relativa ao
IPTU. Ao todo, a capacitação trabalhou em cima de 700 ações
catalogadas, que correspondem a praticamente 100% das demandas que
chegarão aos funcionários do Atende Fácil, explicou o secretário
municipal de Economia e Finanças, Japyr Pimentel Porto, titular da
pasta a que o novo serviço ficará subordinado. A coordenação da
Central estará sob a responsabilidade de Deividson Cardoso Camas,
atual diretor do setor de Tributação.
Com a inauguração do Atende Fácil, a totalidade do atendimento ao
público hoje disponível nas 16 secretarias municipais – exceto as
autarquias Arquivo Histórico, DAAE, Fundação de Saúde e Fundação
Ulysses Guimarães – será disponibilizado exclusivamente na Central.
Uma das características é que o atendimento só será disponibilizado
pessoalmente, visto que o Atende Fácil não disporá de telefone para
este fim. “E as vantagens para o cidadão são consideráveis”, afirma
Japyr. “Uma certidão negativa de débito, que hoje é cobrada e
fornecida no prazo de cinco dias, será emitida na hora, sem custo para
o requerente”, exemplifica o secretário. Enfim, todos os serviços que
puderem ser acessados pelo atendente no sistema, terão solução também
imediata.
Os serviços do Atende Fácil incorporam, no entanto, outros benefícios
para o cidadão. O espaço de 600 metros quadrados onde funcionará a
central valoriza o conforto, reduz a espera ao utilizar senhas de
atendimento e prevê, ainda, que numa situação em que a consulta do
cidadão requeira mais tempo, este seja encaminhado para um guichê
próprio para esses casos, permitindo a fluidez da fila.

QUALIDADE DO SERVIÇO PÚBLICO
“O funcionamento do Atende Fácil configura o comprometimento do
governo municipal com o princípio da excelência na qualidade do
serviço público”, lembra o prefeito Du Altimari. “A população precisa
dessa agilidade, dessa resolutividade e, ao mesmo tempo, os servidores
da prefeitura estão preparados para garantir que tenhamos excelentes
resultados com este novo atendimento”, concluiu.
Segundo Altimari, a desburocratização em andamento, que traz inúmeros
benefícios para o cidadão e contribuinte também se manifestou com a
implantação recente do programa Empresa Fácil no município. O sistema
se vale de uma ferramenta da Web que torna possível a empresários e
contadores o acesso on-line para consultas sobre viabilidade e
abertura de empresas, alterações e cancelamentos de inscrições
municipais, inclusive de profissionais autônomos.

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