Em municípios que adotaram medida, economia com os combustíveis é da ordem de 30%.
A prefeitura de Rio Claro está adotando novo modelo para o abastecimento de sua frota. É o cartão-combustível que permitirá que os veículos municipais sejam abastecidos nos postos credenciados, optando por aquele que oferecer melhor preço. Atualmente, a prefeitura abastece sua frota em serviço próprio após compra de combustível por licitação.
Com o cartão-combustível o governo municipal poderá ter maior controle sobre o abastecimento dos veículos e máquinas, ganhar em agilidade na hora de abastecer e também economizar. “É mais um passo que damos no sentido de modernizar a administração municipal, sempre com atenção especial e respeito ao dinheiro público”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, que na quinta-feira (10) apresentou os cartões a secretários da administração municipal. A expectativa é de que em 15 dias os cartões comecem a ser utilizados.
Os motoristas da administração municipal terão os cartões e o controle de consumo, quilometragem e preço será feito pelas secretariais municipais, através de um sistema informatizado.
A empresa fornecedora dos cartões é a Prime Consultoria Empresarial, contratada mediante licitação. De acordo com o secretário municipal de Finanças, Gilmar Dietrich, a expectativa é de que o uso dos cartões proporcione uma economia aos cofres públicos da ordem de 30%. “Consultamos outros municípios que adotam o modelo e constatamos as vantagens desse padrão de abastecimento”, explica o secretário.
Atualmente, os veículos da frota municipal são abastecidos na Fábrica de Artefatos de Cimento (Facua). Uma das desvantagens do atual modelo é que, por ser comprado mediante licitação, o valor do combustível é fixo, mesmo quando o preço baixa nos postos. Com a adoção do cartão, será possível optar pelo melhor preço. “Hoje Rio Claro tem um dos menores preços de combustível da região, e poderemos aproveitar melhor esse quadro”, comenta o prefeito Juninho.
Hoje Rio Claro possui 15 postos cadastrados para a utilização do cartão combustível que a prefeitura está adotando. A expectativa é de que outros devam se credenciar em breve.