A Prefeitura de Rio Claro está realizando estudos para mapear e eliminar os pontos de alagamento no município. Sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Obras e Serviços, o Plano Diretor de Águas Pluviais Urbanas tem o objetivo de planejar as obras necessárias para acabar com o problema da drenagem insuficiente de águas das chuvas que existe há décadas e vem se agravando nos últimos anos em vários pontos da cidade, devido ao aumento das áreas impermeabilizadas.
O projeto esta sendo elaborado pela empresa NBR Engenharia Ltda., com supervisão do Departamento de Engenharia da Secretaria de Obras e Serviços Municipais.
A previsão é de que a análise seja concluída até o final do primeiro semestre deste ano. Segundo o engenheiro da prefeitura Rodrigo da Costa Mussio, a partir desse estudo de impacto será possível ter uma percepção global sobre o problema e estabelecer as intervenções que precisam ser feitas para que a questão seja efetivamente solucionada. “Esse plano diretor também tem como objetivo embasar e facilitar a captação de recursos nos governos estadual e federal para a execução dessas importantes obras de macrodrenagem”, explica Mussio.
A partir dos primeiros levantamentos apresentados pela equipe que está elaborando o projeto já é possível observar alguns locais onde será necessário desenvolver obras preventivas e corretivas contra enchentes, entre elas: Avenida Rio Claro, Córrego Wenzel na altura da Avenida Castelo Branco e nas proximidades da Rodoviária, pontos da Avenida Tancredo Neves, Avenida José Felício Castellano, Avenida Ulysses Guimarães, Avenida 29, Bairro do Estádio, Córrego Olinda com o Córrego Santa Maria, Avenida Brasil com a Vila Martins e Lago Azul.