A empresa NBR Engenharia que venceu a licitação específica, já iniciou o trabalho de elaboração de projetos executivos para obras do sistema de drenagem no córrego da Servidão e prolongamento da Avenida Tancredo Neves, amparadas em recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), liberados pelo Ministério das Cidades.
O contrato com a empresa, no montante de R$ 147.800,00 foi assinado em 3 de maio e a NBR deve concluir o trabalho em 90 dias. Os projetos em questão são fundamentais à execução das obras previstas na região do Inocoop, destinadas à contenção de enchentes naquela área da cidade.
Além disso, deve ser assinado nesta sexta-feira, 21, o contrato com a DRR Construções e Comércio, no valor de R$ 11,6 milhões referente às obras de drenagem talvegue (no canal) do Córrego da Servidão, trecho à jusante da rodovia Washington Luis até a via férrea sob concessão da América Latina Logística (ALL) prolongando-se por mais 500 metros na Avenida Tancredo Neves. A ordem de serviço será emitida um mês após a assinatura do contrato, quando começará a correr o prazo de 18 meses para a conclusão dos serviços. Importante notar que a empresa vencedora da licitação apresentou preço inferior ao limite estabelecido no edital, que era de R$ 15,3 milhões.
No contexto das obras que beneficiarão a região do Inocoop, a prefeitura de Rio Claro deverá abrir também nesta sexta-feira, 21, os envelopes com propostas das duas empresas que restaram habilitadas para participar da concorrência que prevê a construção do tunnel liner (tubulações), com 4,80 metros de diâmetro e 62,5 metros de extensão, permitindo o escoamento de água pluvial sob os trilhos da ALL. A obra deverá ser executada com tecnologia apropriada, que não interfere no funcionamento da ferrovia.
Paralelamente, a administração municipal vem negociando com a Centrovias – concessionária da rodovia Washington Luiz – e a Agência de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp) a construção de passagem de águas pluviais sob a rodovia, para aumentar a vazão e evitar inundações por quando da ocorrência de chuvas torrenciais. As negociações tripartites envolvem, ainda, um novo acesso à cidade, pela Avenida Tancredo Neves.
“O diálogo com a Centrovias e a Artesp tem prosperado e estamos na iminência de chegar a um acordo”, confirma o secretário de Obras do município, Ivan Falcão De Domenico. O prefeito Du Altimari aponta as obras no Inocoop como uma “dívida de vários anos que o município tem com os moradores” daquela região. “Felizmente, já nas primeiras semanas da nossa administração, em 2009, fomos auxiliados pela então ministra Dilma Rousseff, da Casa Civil, que nos encaminhou ao Ministério das Cidades e abriu caminho para a obtenção dos recursos necessários junto ao PAC”, lembra o prefeito.
O financiamento, aprovado pela Câmara Municipal de Rio Claro totalizou R$ 18.613.384,67, recursos obtidos pela prefeitura junto ao governo federal e contemplados no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), cabendo ao município contrapartida igual a R$ 979.651,82.