Os prédios onde funcionaram o Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Unesp, no bairro Santana, agora serão utilizados por órgãos públicos ligados à Prefeitura de Rio Claro. O termo de cessão de uso por 10 anos foi assinado nesta quarta-feira, 1º., na sala de reuniões do Paço Municipal, para que a prefeitura passe a utilizar as antigas instalações da universidade. O documento foi assinado pelo reitor Herman Jacobus Voorwald, pelo prefeito Du Altimari e Antonio Carlos Simões Pião, diretor do IGCE.
São duas áreas, bem próximas uma da outra, que estão localizadas nas ruas 10 e 11, entre as avenidas 28 e 36. Juntas, elas somam mais de cinco mil metros quadrados de construção. São vários prédios, alguns deles históricos, que ainda abrigam alguma coisa do patrimônio da instituição.
O local permaneceu conservado nos últimos anos, com segurança e limpeza regular, fato destacado pelo prefeito Du Altimari em seu discurso. “Este é um momento histórico para Rio Claro”, afirmou. O prefeito confirmou a intenção da administração municipal em instalar no local uma escola de governo e uma escola técnica. O setor de economia solidária da secretaria de Ação Social ocupará imediatamente salas do prédio. Outros setores da Prefeitura poderão ocupar o local.
O reitor Herman disse que a cessão ao município é mais uma demonstração de responsabilidade da universidade com a comunidade, que financia o ensino público, desejou bom aproveitamento do espaço e lembrou que o contrato pode ser renovado sucessivamente.
A vice-prefeita Olga Salomão afirmou que a Unesp tem no comando pessoas com muito compromisso com a coisa pública, o que facilitou as negociações com o governo municipal para a cessão da área. De acordo com Mônica Hussni Messetti, presidente da Câmara de Vereadores, “Rio Claro só tem a agradecer à Unesp” e anunciou que logo seu “reitor receberá o título de Rio-clarense Emérito”.
Na cerimônia desta quarta-feira, Herman e o professor Pião receberam a medalha “Liberdade e Democracia” da Fundação Municipal Ulysses Guimarães. “Pelo muito que fizeram por nossa comunidade e pelas instituições democráticas”, afirma Ruy Pignataro Fina, presidente da diretoria executiva da Fundação Ulysses Guimarães.
Secretários municipais, professores e diretores da Unesp, e os vereadores Julinho Lopes e Maria do Carmo Guilherme também participaram da cerimônia.