A prefeitura de Rio Claro trabalha para que o prédio da Filarmônica volte a ser uma das referências culturais do município e um dos símbolos do Centro Histórico da cidade. Localizado na Rua 5, esquina com a Avenida 5, o imóvel centenário poderá se transformar em mais um pólo público de cultura e lazer, de acordo com estudos do governo municipal. Nesse sentido, o prefeito Du Altimari já assinou decreto declarando o prédio de utilidade pública, para fins de desapropriação, em documento que está sendo publicado esta semana no Diário Oficial rio-clarense.
“O prédio da Filarmônica é um patrimônio social, cultural e arquitetônico que precisa ser preservado”, comenta o prefeito. “O clube deixou um legado que ajuda a contar a história de Rio Claro e queremos dar continuidade a essa trajetória”, acrescenta.
O prédio é testemunha e parte ativa da efervescência social e cultural do município durante um longo período, que vai do início do século 20 até tempos mais recentes. Além de congregar importantes setores da comunidade em bailes, shows e festas, também teve um papel central na história do carnaval junto com outros clubes, que no começo do século passado, com enormes carros alegóricos, disputavam entre si o título do “carro mais bonito do carnaval”, sem falar nos desfiles de fantasias, que eram a grande atração nas ruas do centro da cidade.