MENU

accessible_forward Acessibilidade
01 de dezembro de 2014 Sem categoria

Prefeitura e Cooperviva trabalham para ampliar coleta seletiva em Rio Claro

A prefeitura e a cooperativa de trabalho dos catadores de material reaproveitável de Rio Claro (Cooperviva) estão mobilizadas para ampliar a estrutura da entidade e a quantidade de lixo reciclado no município.

O município enviou projeto ao governo federal para que a cooperativa seja beneficiada com novos equipamentos. Para isso, o governo municipal está auxiliando a Cooperviva no levantamento da documentação necessária para efetivar o convênio.

O objetivo é garantir estrutura para aproveitar as amplas condições de crescimento da cooperativa, uma vez que mais da metade dos moradores ainda não coloca o material reciclável para ser recolhido.

Na comemoração dos 12 anos da Cooperviva, realizada dia 22, a entidade entregou à prefeitura documento reiterando a necessidade de apoio do município para a ampliação de maquinário e equipamentos.

“O trabalho da cooperativa tem muito que crescer e, para isso, contamos com o suporte da administração municipal”, comenta a presidente da Cooperviva, Inair Francisco da Rocha Marcelino.

“A prefeitura está realizando os encaminhamentos como parte de nossas ações para auxiliar a Cooperviva nesse trabalho que vem crescendo e é essencial para o presente e futuro de Rio Claro”, comenta a secretária municipal de Planejamento, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Regina Ferreira da Silva.

O convênio com o governo federal vai beneficiar a Cooperviva com uma balança eletrônica, duas prensas hidráulicas verticais, uma prensa hidráulica horizontal, duas mesas de separação de material, uma empilhadeira, um carrinho de plataforma e um elevador de carga.

Para receber os equipamentos, a Cooperviva deve apresentar uma série de documentos como plantas, alvarás, licenças, entre outros. A prefeitura já está trabalhando nessas demandas, em auxílio à entidade, que vive momento de franco crescimento.

Ampliação

Com a ampliação da coleta seletiva para 100% dos bairros de Rio Claro, a partir deste ano, quantidade de recicláveis recolhidos passou de 80 toneladas para 120 toneladas por mês. Já a quantidade de catadores cresceu 100% entre 2012 e 2014, passando de 20 profissionais para 40.

“Para incentivar este crescimento a prefeitura vem nos últimos anos investindo na estrutura da cooperativa”, comenta a secretária de Ação Social, Luci Helena Wendel Ferreira.

“Além disso, a partir de projetos da prefeitura enviados ao governo federal, a Cooperviva já foi beneficiada com equipamentos como prensa e esteira e balança”, acrescenta.

Mesmo com essa ampliação, a quantidade de material reciclável recolhido no município está ainda muito abaixo do possível, uma vez que a estimativa é de que apenas 40% dos moradores colocam os recicláveis na rua para serem recolhidos, embora todos os bairros tenham passado a ser atendidos neste ano com a coleta seletiva.

Pular para o conteúdo