MENU

accessible_forward Acessibilidade
17 de maio de 2019 Mobilidade Urbana e Sistema Viário

Prefeitura faz distribuição gratuita de antenas anticerol

Ação será neste sábado, das 9 às 12 horas, no Jardim Público.

A prefeitura de Rio Claro realiza neste sábado (18) mais uma atividade que integra a campanha Maio Amarelo, que tem como tema “No trânsito, o sentido é a vida”. Das 9 às 12 horas haverá distribuição gratuita de 800 antenas anticerol para motociclistas. A atividade ficará concentrada no Jardim Público, na altura da Avenida 1 com Rua 4.

A ação será realizada por equipe do setor de mobilidade urbana da prefeitura com apoio do Sest Senat. “Estamos atuando de forma preventiva para evitar que acidentes ocorram, além de alertar a população sobre os riscos do cerol e outros cortantes”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria.

Quem quiser poderá ter a antena instalada na hora. Funcionários da Esport Motor vão colaborar com a instalação das antenas anticerol nas motocicletas. “Nosso objetivo é conscientizar os motociclistas sobre a importância desse equipamento que pode salvar vidas”, informa o vice-prefeito e o secretário de Segurança, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Sistema Viário, Marco Antonio Bellagamba.

A ação deste sábado também incluirá campanha educativa. Junto com as antenas anticerol serão distribuídos folhetos com orientações sobre segurança, direção consciente e os riscos do uso de celular ao volante. “A atenção do motorista no trânsito é fundamental para sua própria segurança e de outras pessoas”, alerta o diretor municipal de Mobilidade Urbana, Adilson Marques, destacando que o uso do aparelho deixa as reações mais lentas, o que pode causar acidentes graves e até mesmo mortes.

Além do risco de acidentes, o manuseio do celular ao volante pode render multa e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), já que a infração é considerada gravíssima pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

As atividades da campanha Maio Amarelo atendem lei municipal que incentiva a realização de atividades que promovam a educação e conscientização no trânsito. A lei foi instituída a partir de projeto do vereador André Godoy.

Pular para o conteúdo