A Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento e Meio Ambiente (Sepladema), Secretaria da Educação e Comissão Ambiental A3P da Prefeitura de Rio Claro são parceiras no projeto “Lacre de Rodas”, que tem por objetivo arrecadar os lacres de latinhas de alumínio e trocá-los por cadeiras de roda para atender a demanda de necessitados.
As pessoas interessadas em fazer a doação podem encaminhá-la para a Sepladema ou Secretaria da Educação, que atendem no Núcleo Administrativo Municipal (NAM). É recomendável que o material esteja acondicionado em garrafa pet. Toda doação será enviada para a escola municipal “Nephtali Vieira Júnior” para a aquisição de cadeira de roda.
“O projeto ‘Lacre de Rodas’ conscientiza sobre a importância da reciclagem e de como um simples gesto de separação de material pode mudar a vida de muitas pessoas que precisam da cadeira de roda”, observa Leonardo Andrade, presidente da Comissão A3P e funcionário do Departamento de Resíduos Sólidos da Sepladema.
Outras duas ações ambientais na área de resíduos sólidos continuam em andamento. O recolhimento de material de escrita é realizado nas escolas municipais e recebe lápis, canetas, borracha, apontador, lapiseiras, grafite, giz de cera e marca texto. Já o projeto “O resíduo que eu vejo” está recebendo desenhos de pontos de Rio Claro com lixo e como deveria ser caso houvesse o descarte correto. A inscrição de desenhos vai até o dia 20 de maio, na Sepladema.