Funcionários públicos comissionados e de carreira participaram hoje, 10, da formatura do curso de gestores públicos realizado pela Secretaria de Governo da Prefeitura de Rio Claro em parceria com a Unicamp e Fundação Ulysses Guimarães.
A solenidade de certificação aconteceu no salão de audiências do gabinete do prefeito e contou com a presença de autoridades e dos 26 formandos.
O curso de gestor público teve início em 2009 e foi concluído no ano passado. Nele, cada aluno teve condições de ter acesso a um novo mundo dentro do cenário do serviço público. Um modelo de gestão moderno foi apresentado dando subsídios para a qualificação do servidor rio-clarense com o objetivo de torná-lo capacitado a desempenhar seu papel dentro da filosofia da administração municipal de valorização do funcionalismo e excelência no serviço público.
O prefeito Du Altimari lembrou isso ao discursar para os presentes. Em sua fala, o prefeito destacou que seu grupo administrativo, desde o tempo de campanha, já vinha discutindo e amadurecendo a ideia da nova gestão pública, pois a Prefeitura, independente de governo, deve formar seus quadros seguindo os conceitos modernos e progressistas, que são o que hoje já atendem demandas de outras cidades e países.
“A grande revolução do país hoje é a grande revolução da máquina pública”, disse ele, acrescentando que somente com pessoal qualificado e profissional no setor público é que a política poderá contribuir para a desigualdade social. Para o prefeito o curso é de fundamental importância e forma lideranças para a mudança da gestão pública.
A vice-prefeita Olga Salomão, que é uma pessoa especializada em gestão pública e foi uma das articuladoras do curso na Prefeitura, também destacou a importância de se preparar os funcionários. Para ela, a preparação e qualificação do servidor “é um caldo de cultura de que é possível a Prefeitura administrar com olhos numa política mais voltada à população, pois o poder é do povo”.
O servidor Eurico Cardoso foi o orador da turma. Ele reconheceu no curso um modelo de gestão mais flexível e estratégico comparado aos sistemas antigos e ainda em vigor em muitas Prefeituras. O funcionário destacou o empenho da administração municipal em integrar pessoas e abrir aos gestores a discussão sobre a máquina pública”.
À mesa da solenidade também se fizeram presentes a primeira-dama Rosana Altimari; o secretário de
Administração, José Renato Gonçalves; o secretário de Governo, Marcos Pisconti; o professor da Unicamp Mauro Zeuri; a diretora de Recursos Humanos da Prefeitura, Fátima Surian; o diretor da Fundação Ulysses Guimarães, Paulo Jodate David; os vereadores Julinho Lopes, Raquel Picelli e Maria do Carmo Guilherme; e o coordenador Jayr Soares da Silva.