Após 20 anos, a prefeitura de Rio Claro está atualizando o setor municipal de cadastro imobiliário. Uma nova etapa desse trabalho começa neste mês, com o registro fotográfico da fachada de todos os imóveis da cidade.
O serviço, realizado pela empresa SSR Engenharia, Tecnologia e Aerolevantamentos, é feito da via pública, ou seja, não é necessário que os profissionais entrem em residências ou terrenos para fazerem as fotografias.
Segundo a Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento e Meio Ambiente (Sepladema), as fotos são feitas de dentro de veículo equipado com ferramenta própria para a obtenção de imagens diretamente da rua.
“Não haverá transtornos para os moradores e, por isso, pedimos a colaboração de todos durante a execução dessa atividade da empresa SSR Engenharia”, comenta o titular da pasta de Planejamento, Milton Machado Luz.
A atualização das informações da divisão municipal de cadastro havia sido feita pela última vez em 1991 e precisa ser renovada para modernizar o setor e oferecer maior agilidade no atendimento à população.
A nova base cadastral imobiliária rio-clarense começou a tomar forma a partir de fotos aéreas de todo o município feitas por empresa contratada por concorrência pública em outubro do ano passado. Esses arquivos já estão sendo digitalizados.
Ao final de todas as etapas do projeto, Rio Claro contará com uma fonte mais precisa de informações sobre as características físicas, territoriais, ambientais e urbanísticas da cidade.